Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira

O Dia Nacional de Mobilização será 4 de maio.- Foto: Divulgação

Terá início nesta quarta-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza (gripe). De 10 a 19 de abril a vacinação será voltada apenas a crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e mulheres até 45 dias após parto.

A segunda etapa, de 22 de abril até o fim de maio, ampliará a imunização para os demais grupos preconizados, que são os idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

O Dia Nacional de Mobilização será 4 de maio. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a Secretaria estadual, que faz a distribuição para as regionais de Saúde.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Edina Simão, explica que no Paraná as doses estão sendo distribuídas em etapas. “No caso das crianças também será atualizado o esquema vacinal”, afirmou. Nesta terça-feira, as equipes responsáveis pela vacinação nas Unidades de Saúde receberam orientações sobre a campanha.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de síndromes respiratórias e óbitos por gripe já começaram a ocorrer no Brasil, principalmente na região Amazônica. O país já produziu 64 milhões de doses para atender a rede do SUS. O Paraná receberá 3,3 milhões de doses.