Campanha de prevenção ao suicídio terá ato dia 14 de setembro

A campanha “Setembro Amarelo”, voltada a prevenção do suicídio, terá um ato na Praça São José, no próximo dia 14 de setembro, a partir das 9h30. Além de distribuição de panfletos e brindes, estão programadas rodas de conversa, dinâmicas, apresentações culturais e atividade física. Na mesma ocasião haverá ainda a premiação do concurso de cartazes realizado em três escolas estratégicas do município.

As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos serviços de Saúde Mental (CAPS), em parceria com demais instituições. O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é comemorado em 10 de setembro e a campanha no Brasil é realizada desde 2015. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre o tema, bem como realizar ações que visam a sua prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas. A primeira medida preventiva é a educação. Especialistas defendem conversar mais sobre o assunto, quebrar tabus e compartilhar informações. No Brasil ocorrem, em média, 32 suicídios por dia. No mundo, aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano, sem contar as inúmeras tentativas.

Saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.