Caminhada ecológica neste sábado em nove bairros

Os grupos vão recolher em sacos plásticos materiais que acumulam água dispensados irregularmente em terrenos baldios, calçadas e espaços públicos – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão, com apoio de voluntários, realizará Caminhada Ecológica neste sábado (23), das 9 às 12 horas, em nove bairros. A ação vai contemplar os jardins Cidade Nova, Nossa Senhora Aparecida, Santa Nilce, Santa Cruz, Ipê, Araucária, Cidade Alta, Flora e centro. Cada bairro terá um ponto de encontro para a “largada”.

Os grupos vão recolher em sacos plásticos materiais que acumulam água dispensados irregularmente em terrenos baldios, calçadas e espaços públicos. Além de agentes de endemias, confirmaram participação na caminhada alunos do Centro da Juventude, Unimed e associações de moradores dos jardins Araucária, Cidade Alta e Flora.

“Precisamos que a população nos ajude nesse trabalho para eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. E principalmente que adquira o hábito de cuidar dos quintais e só jogar o lixo nos locais adequados para a coleta”, enfatiza a coordenadora de campo do Setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz.

Com um índice geral de infestação de 11,4 por cento, Campo Mourão registrou neste mês o primeiro caso de dengue após 32 meses. Outros casos suspeitos estão em análise no Laboratório Central do Estado e pelas características dos pacientes o setor de Endemias já tem como certo que pelo menos sete terão resultado positivo.

“Desde o ano passado, quando aumentaram os índices de infestação, reforçamos o alerta para a população tomar as providências e agora a atenção deve ser redobrada porque o risco de epidemia é alto”, adverte Marinalva, ao lembrar que além da dengue, o Aedes aegypti transmite outras doenças, como a febre chikungunya, a zika e febre amarela.