Aulas de Pilates estão movimentando a Academia da Saúde no Cohapar

Atualmente, são 70 alunos matriculados, com idade entre 16 e 80 anos – Foto: Divulgação

O atendimento nas aulas de Pilates na Academia da Saúde Júlio Vieira dos Santos, no Conjunto Cohapar, tem aumentado. Atualmente, são 70 alunos matriculados, com idade entre 16 e 80 anos, encaminhados após atendimento médico ou vindos de forma espontânea, entre homens e mulheres. As atividades são coordenadas pela educadora física Juliana Martins, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campo Mourão. A Academia da Saúde está instalada na Rua Arapongas, Esquina com a Rua Guarani. O trabalho é realizado em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cohapar.

Os alunos matriculados passam por uma avaliação física, e são solicitados exames laboratoriais de sangue para verificar nível de glicemia e colesterol, os alunos que tem os exames alterados são encaminhados para consulta médica e nutricional.

“Aqui nós atendemos homens e mulheres, de forma gratuita, sem custos. Os principais benefícios do Pilates são o alivio das dores e a correção postural, entre vários outros”, destaca Juliana. Os interessados devem procurar o local, pois inclusive já há fila de espera, de acordo com a profissional, tamanha tem sido a procura. “A atividade tem sido bem aceita, as pessoas tem vindo, e com certeza é uma mudança de vida nas pessoas, no que diz respeito aos benefícios físicos. A adesão, assim, tem sido muito boa, e os alunos, muito disciplinados”, explica.

Ivanilda Alves de Lima, que mora no Pio XII, 49 anos, está gostando das aulas de Pilates, pois está fazendo muito bem para a sua saúde. “É importante para a nossa saúde, estou nas primeiras aulas, o atendimento da educadora é ótimo, e vou continuar, com certeza absoluta, pois está sendo excelente”, afirma. Lourdes de Araújo Ávila, 60 anos, veio com incentivo da filha, e alimenta expectativas positivas. “Estamos no início das sessões, e os resultados deverão vir nos próximos dias, é o que acredito e tenho plena certeza. As melhoras físicas virão, o movimento corporal com o Pilates certamente trará benefícios”, acredita.

A instrutora faz questão de mencionar ainda que as pessoas interessadas podem deixar os nomes, e conforme forem surgindo vagas, os interessados serão informados, mas para isto tem que deixar o nome e um telefone para contato. “A participação tem sido boa, os alunos estão matriculados e vindo para as atividades. Vale ressaltar que se a pessoa faltar por três vezes seguidas, sem justificativa, outra pessoa entra no lugar, por isso é importante frequentar regularmente”, conclui.