Atendimento de acadêmicos de Psicologia beneficiarão equipes das UBS
Com o intuito de contribuir com a saúde dos servidores municipais de Campo Mourão, acadêmicos e professores de Psicologia da Faculdade Unicampo realizarão a partir desta sexta-feira (19) intervenções com equipes de funcionários que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde.
As atividades serão realizadas nas UBS do Jardim Paulista, Cohapar, Modelo, Damferi, CSU, Vila Urupês e também com a equipe DST entre os horários de 15h às 16h30. Durante a intervenção, as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas.
No início do mês aconteceu nas dependências da Faculdade Unicampo uma reunião envolvendo representantes dos serviços de atenção básica em saúde do município de Campo Mourão, acadêmicos de Psicologia dos sextos períodos e as professoras supervisoras de estágio. Annamaria Castilho e.Lucivani Soares Zanélla.
O objetivo do encontro foi realizar a devolutiva dos dados coletados junto aos funcionários da atenção básica do município de Campo Mourão dentro da perspectiva da saúde mental do trabalhador durante as atividades de estágio realizadas pelos acadêmicos durante o primeiro semestre de 2014.
As atividades de estágio prosseguirão durante este semestre nas unidades básicas de saúde, nas quais, os acadêmicos desenvolverão medidas de intervenção visando ao cuidado com a saúde mental dos funcionários, . Na oportunidade da reunião, cada grupo de estagiários apresentou suas propostas de intervenção para as enfermeiras presentes e para a coordenadora da atenção básica do município, Dirce Freitas.
A realização desta modalidade de estágio visa a complementar a formação teórico-prática dos acadêmicos na área da Psicologia Organizacional, enfatizando a temática da promoção de saúde do trabalhador, tema este contemporâneo e foco de inúmeros estudos dentro da área da psicologia organizacional e do trabalho.
A coordenadora de estágios do Curso de Psicologia da Faculdade Unicampo, professora Lucivani Soares Zanélla, ressalta que este trabalho só vem sendo possível de ser desenvolvido graças à disponibilidade da coordenação de atenção básica do município de Campo Mourão e de todos os demais profissionais da área de saúde envolvidos neste projeto de estágio.
Lucivani finaliza destacando ainda que, outras empresas e instituições de Campo Mourão e região também estão contando com a presença de acadêmicos dos sextos períodos de Psicologia desenvolvendo atividades de estágio na área da psicologia organizacional com objetivos semelhantes. Estão envolvidos diretamente na supervisão destes outros alunos, os professores Bruno Walter, Maycom Wiliam Ornellas e Valquíria Lazarin.
O secretário de saúde, Marcio Alencar, ressaltou a importância dos trabalhos que serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde “ É muito importante, pois contribuirá com a saúde dos nossos servidores, valorizando os profissionais que atendem à comunidade mourãoense”.
Cronograma das Atividades
| UBS | Dias |
| Jardim Paulista | 26/09, 24/10,14/11 e 05/12 |
| Cohapar | 26/09, 24/10, 14/11 e 28/11 |
| DST | 19/09, 03/10, 17/10 e 31/10 |
| Modelo | 19/09, 17/10, 07/11 e 28/11 |
| DAMFERI | 19/09,17/10,07/11 e 28/11 |
| CSU | 03/10,31/10,21/11 e 05/12 |
| Vila Urupês | 03/10, 31/10, 21/11 e 05/12 |
