7 de Abril, Dia Mundial da Saúde

No dia 7 de abril é comemorado o dia mundial da saúde, desde o ano de 1948. Este dia foi criado para alertar a população sobre os problemas de saúde pública, das responsabilidades dos governantes em manter políticas que promovam a saúde, além de reforçar que esta é um direito de todos.

Ter saúde não é somente ‘não ficar doente’, mas segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é também manter um estado de bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa.

Manter o corpo e a mente em perfeito estado de funcionamento, em harmonia, é uma forma de se ter saúde, pois trazem disposição e vitalidade.

Por isso, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde em Campo Mourão. Teste de glicemia, medição de Pressão Arterial, orientações diversas e outras atividades foram realizadas na manhã desta segunda-feira (7).

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde e contou com a participação de populares que passavam pelo Calçadão da área central da cidade.

A celebração vai seguir pelos próximos dias com abordagens em escolas realizada pelo Programa Saúde na Escola, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, e mutirão de exames para prevenção de câncer de colo do útero com aberturas das unidades de saúde no sábado.