Vereadores discutem medidas para estimular participação da população na sessões

A necessidade de implementar medidas com a finalidade de estimular a participação da população nas sessões, audiências públicas e outras atividades desenvolvidas pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão foi discutida na sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (22/1). Na reunião foi apresentada e deliberada a minuta da instrução normativa que fixa o calendário das sessões ordinárias para o período de fevereiro a dezembro deste ano.

O encaminhamento do roteiro das sessões para entidades, escolas, igrejas, associações e outras instituições, especificando os assuntos a serem debatidos e votados, foi sugerido pelo vereador Edson Battilani (PPS). Já o vereador Luiz Alfredo (PT do B) apresentou a proposta de mudança do horário das sessões, que atualmente acontecem no período da noite. Sua proposta é para que passem a ser realizadas durante o dia, possibilitando a participação de adolescentes e jovens.

Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB) observou que várias tentativas de levar à comunidade as sessões da Câmara Municipal foram encetadas – sem sucesso – no período em que esteve à frente do Poder Legislativo. Por sua vez, o vereador Edilson Martins (PSD) destacou a importância do comparecimento dos vereadores nas sessões solenes e também nas audiências públicas. Nelita Piacentini relembrou que na legislatura passada também apresentou sugestões de ações para ampliar o comparecimento de munícipes nas sessões.

Reenquadramento

Em primeiro turno, os vereadores votaram e aprovaram o projeto de resolução, de autoria da Mesa Executiva da Câmara Municipal, que dispõe sobre o reenquadramento dos servidores do Poder Legislativo. A vereadora Vilma Terezinha de Souza Pinto (PT) apontou uma série de deficiências no enquadramento vigente, que a exemplo do  sistema que rege os servidores da Prefeitura e órgãos da administração indireta, classifica como verdadeiros “frankesteins”, pelas incontáveis emendas recebidas para contornar situações. Sua proposta é de que um novo enquadramento seja elaborado a partir de um amplo estudo e discussão entre o governo municipal e o sindicato da categoria.

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão, sob a presidência de Pedro Nespolo (PPS), volta a se reunir nesta quarta-feira (23/1), a partir das 10 horas.