Ordem de serviço para construção da UPA da Asa Leste é assinada
A prefeita Regina Dubay assinou a ordem de serviços para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Asa Leste, em uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no Paço Municipal. A nova unidade de pronto atendimento terá 1.300 metros quadrados e será edificada pela Construtora Brock na Avenida Pedro Viriato na região do Jardim Aeroporto. Serão investidos 2.742.599,40 na execução da obra, além de outros R$ 800 mil para a aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliário, recursos viabilizados junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com apoio do deputado federal Zeca Dirceu, que também participou da solenidade de assinatura.
A UPA é uma unidade de estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. O sistema inova ao oferecer Raio X, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. A obra será iniciada no próximo dia 2 de setembro e tem prazo de um ano para a conclusão.
Durante a solenidade, que reuniu lideranças e autoridades locais, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lenilda de Assis, falou dos investimentos da administração municipal no setor de saúde, ressaltando que o município vem investindo mais do que preconiza o Ministério da Saúde.
O deputado Zeca Dirceu lembrou dos avanços obtidos pelo município e disse que a UPA representa o apoio do Governo Federal no setor de saúde do município, bem como recursos para revitalizações de unidades básicas de saúde no Jardim Tropical e Vila Urupês.
Já a prefeita Regina mencionou avanços da saúde pública municipal de Campo Mourão dizendo que a UPA representa o pronto atendimento de qualidade complementando o sistema de saúde pública, que também contará com a operacionalização do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “São avanços que garantem a qualidade de vida, com um melhor atendimento à saúde nos próprios bairros. A UPA é um sonho que se torna realidade”, frisou Regina, ainda lembrando que estão sendo executadas obras de Academias da Saúde na Vila Urupês e Conjunto Cohapar, bem como novas Unidades de Saúde no Damferi e Jardim Cidade Nova.
Também participaram da solenidade, a secretária municipal de Saúde, Patricia Chandoha; o ex-prefeito Nelson Tureck, que representou a deputada estadual Marla Tureck; o representante da construtora Brock Ltda, João Luiz Brock; o presidente da Acicam, Marcelo Chiroli; o sub comandante do 11º Batalhão Major Júlio César Vieira da Rosa; presidentes de associações de moradores, secretários municipais e os vereadores Edilson Martins, Toninho Machado e Vilma Terezinha.
Unidades de Saúde do Jardim Tropical e Vila Urupês serão revitalizadas
Ao participar da solenidade, o deputado federal Zeca Dirceu também entregou documentos relacionados a Portaria 1.382, que autoriza recursos na ordem de R$ 98.357,58 para a reforma da Unidade Básica de Saúde Tropical e outros R$ 95.242,95, para obras de reforma da Unidade Básica de Saúde Urupês. As obras garantem melhorias nas estruturas físicas das unidades, visando conforto, segurança e maior qualidade nos atendimentos à população.