Justiça Eleitoral lacra urnas para 2º turno das eleições

Urnas serão encaminhadas aos locais de votação no próximo sábado – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

Assim como ocorreu na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, a Justiça Eleitoral fez, nesta manhã, o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno, marcado para o próximo domingo (28), em Campo Mourão.

O procedimento foi acompanhado pelo Promotor de Justiça André Del Grossi Assumpção, a chefe da Justiça Eleitoral Sueli Bisi e pela juíza da 31ª Zona Eleitoral de Campo Mourão, Mayra dos Santos Zavattaro. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Edson Battilani, o vereador Tucano e o vereador Olivino Custódio.

Após o processo de lacração, todas as 209 urnas já lacradas serão guardadas no depósito da Justiça Eleitoral, de onde só sairão no dia 27 de outubro – sábado véspera da eleição – para os devidos colégios onde estará ocorrendo a eleição no dia 28 de outubro.

O transporte será pela empresa Reunidas, vencedora da licitação feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Tudo é feito de forma muito segura, sem nenhum risco de violação. “As urnas ficarão abertas à votação apenas a partir das 8 horas de domingo”, explica Sueli.

A juíza Mayra declarou que a expectativa é de um processo eleitoral mais tranquilo e mais rápido no segundo turno. “No primeiro turno tivemos o problema de filas, pelo maior número de candidatos que o eleitor deveria votar, mas desta vez, por ser voto único acreditamos que vai ser bem mais rápido. Esperamos uma eleição bem tranquila em Campo Mourão e região”, disse a juíza.

Mayra também falou sobre confiabilidade das urnas, já que a cada período eleitoral é comum o olhar de desconfiança de muita gente. “Esses procedimentos de geração de mídia e lacração é justamente para garantir que as urnas estejam todas em pleno funcionamento e com toda confiabilidade que elas estão aptas as garantir. Por isso qualquer cidadão pode acompanhar esse procedimento, sem nenhum problema”, afirmou.