Honrarias oficiais para empresa e empresário de Campo Mourão

As duas principais honrarias oficiais outorgadas pelo Município de Campo Mourão foram entregues na noite desta sexta-feira (15/8), pela Câmara de Vereadores, ao mais antigo supermercado em atividade na cidade e a um dos fundadores da empresa que em 2014 completou 50 anos de fundação. Enquanto o Supermercado Carreira recebeu a Comenda “10 de Outubro”, o sócio proprietário da empresa, Armindo Marques Carreira, recebeu o Título de Cidadão Honorário.

As homenagens foram prestadas em sessão solene realizada pela Câmara Municipal que reuniu muitos empresários locais, autoridades, lideranças, familiares dos homenageados, clientes, fornecedores, amigos e colaboradores da empresa. Coube ao vereador Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), como autor dos projetos que concederam as honrarias, falar em nome do Poder Legislativo. Também discursaram a prefeita Regina Dubay, Vanessa Carreira (em nome da família Carreira) e o presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Nespolo.

O vereador Eraldo Teodoro de Oliveira e a prefeita Regina Dubay fizeram a entrega do diploma de Cidadão Honorário do Município a Armindo Marques Carreira e a Comenda “10 de Outubro” a Carlos Manoel Carreira.

História

A família portuguesa Marques Carreira chegou ao Brasil nos primeiros anos da década de 60 do século passado e pouco tempo depois radicou-se em Campo Mourão.   Oriundo da localidade de Chão de Lopes Grande, situada no Concelho de Mação (região central de Portugal), Antonio Marques Carreira (in memorian) desembarcou no Brasil em 1961. No ano seguinte chegou o irmão, Armindo Marques Carreira. Os dois muito jovens – na faixa dos 20 anos -, solteiros e na busca de melhores dias, com uma determinação: vencer.

Prevaleceu a tradição da gente lusitana de negócios no ramo de secos e molhados. No dia 25 de março de 1964, assumiram uma mercearia que pertencia à família Haersbaert, localizadas nas proximidades de onde atualmente está à empresa Sinval Portas e Janelas. Um salão de aproximadamente 50 metros quadrados, alugado e de madeira, onde a família atendeu – sem contar com funcionários – a crescente clientela por cerca de três anos.

Fruto da dedicação e muito trabalho, o negócio deu certo e por volta de 1967 foi adquirido um terreno e construído o primeiro prédio próprio, em alvenaria, com 120 metros quadrados de área edificada, que faz parte das instalações atuais. As ampliações foram muitas nos anos seguintes até chegar aos sete mil metros quadrados do Supermercado Carreira ao comemorar os 50 anos de atividades. Dois mil metros quadrados são de área de vendas. E mais: a empresa conta atualmente com aproximadamente 60 funcionários. São aproximadamente 15 mil itens a disposição dos consumidores.