Patrulha Rural garante mais segurança no meio rural

Patrulha Rural tem feito prisões e apreensões em áreas rurais – Foto: Rafael Silvestrin/Tasabendo.com

Morar em propriedades rurais deixou de ser sinônimo de tranquilidade há muito tempo. Crimes de furtos e roubos que antes eram mais comuns nas cidades, passaram a ocorrer com maior frequência no campo.

A Polícia Militar, no entanto, por meio da Patrulha Rural, tem desenvolvido um grande trabalho em Campo Mourão e região para garantir a segurança nessas propriedades. Nos últimos dias, a equipe já tirou sete armas de circulação e prendeu cinco pessoas próximo a Farol.

Já em Campo mourão, perto do anel viário, um acampamento usado por caçadores também foi descoberto e desmantelado, no interior de uma reserva florestal, em uma fazenda. “A Patrulha Rural é um serviço de segundo esforço, que se assemelha a equipes da Rocam e Rotam, mas que atua 99% em propriedades rurais”, explica o tenente Marcos Aurélio Duarte, do 11º Batalhão da Polícia Militar.

Cabe também a Patrulha Rural, fazer um mapeamento da área rural, identificando estradas vicinais e carreadores em meio a matas, que podem se tornar rota de fuga de criminosos. “Por ser muito extensa, a área rural exige um trabalho voltado para a inteligência, com a topografia da área, saber onde pode chegar com viatura ou onde entra apenas trator, além de outras informações.”

Mas não apenas a Patrulha Rural é responsável pelo segurança no campo. “Nos municípios menores, os destacamentos são responsáveis por toda área rural também, cabendo a Patrulha Rural dar o apoio necessário, com todas as informações e conhecimento que já possui do local”, completa.