Lideranças estudam prevenção de falhas em ambientes com grandes públicos

Nesta terça-feira na prefeitura municipal, representantes do Município, da Câmara Municipal, autoridades policiais e empresariais de Campo Mourão debateram ações que podem ser tomadas para evitar que aconteça na cidade tragédias como a de Santa Maria (RS). A reunião foi determinada pela prefeita Regina Dubay que mesmo viajando pediu a mobilização das lideranças para definir competências e prevenir falhas nos ambientes locais que recebem grandes públicos.

Medidas -Entre as medidas acordadas no encontro das lideranças, a primeira foi a convocação de reunião na sexta-feira (01/02), às 11 horas na Acicam com representantes das nove empresas que mantém espaços para realização de eventos de reunião de público. A Secretaria de Fiscalização também acordou que só concederá os alvarás de funcionamento para empresas que atuam em atividades de maior risco, com vistoria atualizada do Corpo de Bombeiros. Ainda foi previamente acordado que entre estes órgãos deverá ser realizado um levantamento prévio dos grandes eventos que ocorrem em espaços públicos, e ainda a dinamização e reformulação das ações integradas de fiscalização para participação efetiva de todas as representações em vistorias conjuntas.

De imediato também serão acompanhados os locais que farão eventos de carnaval e foi sugerido ainda que os empresários dos locais facilitem o repasse de informações de segurança para seus freqüentadores antes e durante os eventos, através de vídeos, ou outros meios.

O que falaram – Abrindo a reunião, a Procuradora Geral do Município Carla Zagotto destacou a preocupação da administração municipal  em oferecer maior segurança para a comunidade, e a importância do diálogo para encontrar soluções que respondam às necessidades da comunidade.  Já o Secretário de Controle, Fiscalização e Ouvidoria Jeferson Peliser, ressaltou a importância de se definirem as metas de fiscalização e a necessidade de integrar ações multidisciplinares entre os poderes constituídos.

O representante do Corpo de Bombeiros, segundo tenente Feijó, lembrou que a corporação segue um código diferenciado no Estado que atualmente é referência para o País e que as medidas de prevenção antecedem as obras, considerando critérios como área e quantidade de pessoas atendidas,que todos os espaços para funcionar tem que estar de acordo com as normas previstas e que para os shows é necessário apresentar um projeto pelas empresas realizadora, considerando todos os itens dê segurança previstos na legislação.

O sargento Natanael do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, que atua na liberação dos alvarás destacou na oportunidade que entre os principais problemas que acontecem nas casas de shows e de eventos locais, são abusos dos empresários do setor, como a super lotação e o excesso de decorações nos salões, especialmente nas ocasiões de formaturas.