Aprovado título ao pioneiro do judô mourãoense apresentado pelo vereador Sidnei Jardim

Foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Resolução de autoria do Vereador e Advogado Sidnei Jardim que concede o título de Cidadão Honorário ao pioneiro do judô na cidade de Campo Mourão, o Seo Shigueru Matsumi, o projeto foi aprovado por unanimidade dos Vereadores nas últimas Sessões do Poder Legislativo.

Matsumi nasceu no Distritto Yatsushiro gun da cidade de Kumamoto-Ken no Japão e está localizada na ilha Kyushu. Permaneceu no Japão até os onze meses de idade, quando seus pais decidiram vir para o Brasil. Chegou no Brasil em novembro de 1934 residindo no Estado de São Paulo, casado com a Sra. Toshiko Matsumi (in memorian), que dessa união teve 5 filhos: Ricardo Shigueki Matsumi, Lucia Haruko Matsumi Fukunaga, Cristina Hetsuko Matsumi, Carlos Toshiyuki Matsumi, Suelita Matsumi Rodrigues.

A convite do Sr. Kazuki Okumura, transferiu-se para Campo Mourão no ano de 1968 onde foi fundada a Associação de Judô da cidade, quando já estava graduado na faixa preta – 4º Dan pela Budokan de São Paulo – capital.

Ao longo dos anos, ensinou a prática do esporte à vários atletas e a Associação conquistou muitos títulos, sendo estes individuais e por equipe na região Noroeste e Centro-Oeste Paranaense e destaques no cenário Paranaense e Brasileiro. Atuou como técnico e Chefe da região, diretor de graduação da Faixa Preta e Conselheiro da Federação Paranaense de Judô. No ano de 1998 aposentou-se com a faixa Vermelha-Branca 6º Dan.

O judô de Campo Mourão completou 51 anos de aniversário nesse ano de 2019 e embora esteja afastado das atividades profissionais, o esporte continua com seus ex- alunos Job Perdoncini e Gustavo Tanahaki, bem como o Sr. Walter Babata, amigo de profissão.

“Temos que dar este titulo àquele que todos já consideram mourãoense, veio com sua família, criou os filhos e prestou excelente trabalho para o judô mourãoense, ensinando crianças e jovens o que é o amor pelo esporte, o Shigueru é um orgulho para Campo Mourão e precisamos entregar-lhe esta “certidão de nascimento” que ele fez por merecer”, disse o Vereador Sidnei Jardim.

A entrega da honraria será realizada em breve.

Fonte: Assessoria do Vereador