Senac iniciou dois cursos técnicos na área da saúde

A abertura do evento praticamente lotou o auditório do Senac em Campo Mourão – Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta terça-feira (12/3), no auditório do Senac de Campo Mourão, a aula inaugural para novas turmas dos cursos presenciais de Técnico em Enfermagem e de Técnico em Radiologia. Simultaneamente, o Senac Paraná iniciou mais de 30 cursos técnicos para 54 turmas em 27 unidades espalhadas pelo estado, com 1.115 alunos inscritos.

Na abertura do evento, que praticamente lotou o auditório da unidade,  usaram da palavra a técnica de Educação Profissional e Tecnologia do Senac/Campo Mourão, Terezinha Teixeira; o gerente executivo do Senac/campo Mourão, Reginaldo Inácio Coelho; e o secretário de Saúde do Município, Sérgio Henrique dos Santos. A mesa principal foi integrada ainda por Ester de Abreu Piacentini (presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região – Cmeg), Thiana Jo Anne Costa (gerente executiva interina do Sesc Campo Mourão), Solange do Prado (que representou o presidente da Unimed – regional de Campo Mourão, dr. Eloy Okabayashi Fuzzi)  e Carla Franco (que representou a administradora do Incam, Vera Cristina Carvalho Rodrigues).

Os oradores ressaltaram que pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que mais de 40 milhões de pessoas desejam fazer um curso de qualificação profissional no país. De acordo com o estudo, a demanda por cursos de qualificação profissional concentra-se em um perfil jovem e com escolaridade a partir do Ensino Médio. Na maioria, mulheres que já trabalham.

A cerimônia prosseguiu com a apresentação da palestra “Importância do Ensino Técnico para o Desenvolvimento”, com Maria Goretti David Lopes (superintendente de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde do Paraná). Também aconteceu uma apresentação da dupla Vitor e Leonardo, oferecida pela Agência Vip Acess.

O curso de Técnico em Enfermagem tem duração total de 1.800 horas (1.200 horas de aulas teóricas e 600 de estágio). Já o curso de Técnico em Radiologia tem duração total de 1.600 horas (1.200 de aulas teóricas e 400 horas de estágio).