Senac estimula desenvolvimento de jovens talentos

Ana Beatriz Macedo de Souza durante a etapa estadual das Competições Senac de Educação Profissional. Foto: Bruno Tadashi/Senac PR – Foto: Bruno Tadashi/Senac PR

A história de Estéfany Marengoni, aluna do curso Técnico em Enfermagem do Senac Paranavaí, que conquistou medalha de prata na WorldSkills Lyon 2024, na França, inspirou Ana Beatriz Macedo de Souza. Afinal, a jovem saiu de Nova Aliança do Ivaí, a menor cidade do estado, e representou o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo.

Por isso, quando foi convidada para participar da etapa estadual das Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação de Estética e Bem-estar, Ana aceitou na hora. Ela havia acabado de concluir o curso de Manicure e Pedicure no Senac Campo Mourão, seu segundo curso na área. Apesar da pouca idade, aos 18 anos, já constrói um caminho promissor. “Desde pequena sempre gostei de fazer maquiagem, penteados, a área da beleza sempre foi muito presente na minha vida. Meu primeiro curso foi de unhas em gel e depois fiz o de manicure no Senac”, conta.

Antes de vir para Curitiba e disputar com estudantes de outras unidades do Senac no estado, Ana passou por um intenso treinamento de 8 horas diárias ao longo de 45 dias. Além de aprimorar suas técnicas como manicure e pedicure, a ocupação na qual concorria exigia conhecimentos em maquiagem, spa dos pés, procedimentos estéticos, depilação, design de sobrancelhas, entre outros.

Ana Beatriz Macedo de Souza durante a etapa estadual das Competições Senac de Educação Profissional – Foto: Bruno Tadashi/Senac PR Delegação brasileira na WorldSkills Lyon 2024, na França

Sua treinadora, Angélica Rinaldin, ressalta a dedicação da jovem. “A Ana foi minha aluna no curso de manicure e, para prepará-la para as Competições Senac, passamos por um treinamento complementar abrangente. O crescimento dela foi enorme, ela se dedicou e evoluiu muito. Eu vi seu esforço e garra para aprender. Toda essa experiência agregou muito ao desenvolvimento de sua carreira”, reitera.

Ana alcançou a medalha de prata na seletiva estadual, evidenciando a qualidade de sua formação e treinamento. Mesmo não seguindo para a etapa nacional, ela considera a experiência um marco em sua jornada profissional. “Valeu muito a pena. Foram dias intensos de treinamento em que aprendi muito. Sair de Campo Mourão e vir para Curitiba para competir com outras pessoas também muito qualificadas agregou muito na minha profissão. Eu vi que, com esforço, podemos chegar longe”, reflete Ana.

A instrutora reforça que o Modelo Pedagógico do Senac tem como proposta formar profissionais completos, alinhados às exigências do mercado de trabalho. “Nosso modelo busca capacitar o aluno para que ele saia daqui preparado, como um profissional completo. Ele aprende tanto a parte técnica quanto o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, gestão do tempo e resolução de problemas. Isso se traduz na experiência da Ana, em que a competição agregou muito à sua formação. É gratificante observar nossos alunos alcançando novos patamares e mostrando que podem atingir o topo”, explica Angélica.

As Competições Senac são uma oportunidade para desenvolver talentos entre os jovens, tornando-os verdadeiros atletas de alta performance em suas ocupações. “Essa é uma disputa saudável e intelectual que traz grandes mudanças na vida de cada um desses alunos”, ressalta o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira.

Desenvolver o potencial em cada aluno é um dos diferenciais da instituição, que promove diversos projetos e ações que vão além da sala de aula, integrando teoria e prática, e impulsionam carreiras. Ao participar de iniciativas como essa, os estudantes têm acesso a formação de excelência, preparação técnica e oportunidades únicas de crescimento pessoal e profissional. “A gente vê que as competições chegam onde tem que chegar, que é na ponta, fazendo diferença não só para esses competidores que estão inscritos, mas em especial para os docentes que vão entrar em sala de aula e transformar a vida de tanta gente no Senac”, completa a diretora de educação e tecnologia do Senac PR, Denyze Ruckl.