Saúde mental atende mais de 1.000 pacientes por mês

caps2

Mais de 1.000 mourãoenses recebem atendimento por parte do setor de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde. Só no ambulatório, são cerca de 750 atendimentos/mês por parte da equipe formada por um psiquiatra e cinco psicólogas.

Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPs AD), implantado no ano passado, conta com cerca de 200 frequentadores no tratamento de dependência química. O CAPs 2, que trabalha a reinserção de pacientes com transtornos mentais graves ou crônicos, atende mensalmente aproximadamente 135 pessoas.

Coordenado  pela psicóloga Alice Magali Benassi, o ambulatório recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e demais programas da Secretaria, além do Ministério Público e Conselho Tutelar. Outra porta de entrada na psiquiatria é o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis-Comcam). O ambulatório também faz avaliação de pacientes que vão passar por cirurgia bariátrica pelo SUS.

O CAPs AD tem alcançado bons resultados no tratamento de dependência química, contribuindo para que o paciente alcance a abstinência ou o controle do uso para melhorar a sua qualidade de vida. A coordenadora Márcia Calderan de Moraes explica que as atividades incluem atendimento psiquiátrico, psicológico, oficinas terapêuticas (artesanato, cestaria, mosaico, jogos, cineterapia), envolvendo trabalhos em grupos e individuais e parceria com o SESC.

No CAPs 2, a coordenadora Michele Araújo Berbet ressalta que o público alvo são pacientes adultos portadores de transtornos graves ou crônicos, como depressão profunda, transtorno bipolar ou de personalidade e esquisofrenia. “É um serviço de porta aberta e pode ser procurado pelo próprio paciente ou familiares, assim como também recebemos pessoas encaminhadas por outros órgãos da Saúde”, explica Michele.

O atendimento é prestado por equipe das áreas de psiquiatria, enfermagem, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, educação física, apoio e orientação familiar, entre outros. Além das atividades e seções diárias conforme a necessidade, também são realizadas visitas domiciliares às terças e quintas-feiras.