Rotary Campo Mourão lança livro histórico

Com 392 páginas, a obra registra a história da fundação do Rotary International até chegar em Campo Mourão, em 1969

Para comemorar os 50 anos de fundação, o Rotary Club de Campo Mourão estará lançando nessa sexta-feira, dia 28, o livro “50 anos servindo: a história do Rotary Club de Campo Mourão”. O livro foi escrito pela parceria entre o historiador Jair Elias dos Santos Júnior, o estudante William Moser Evangelista de Souza e o jornalista André Pereira Martins. Com 392 páginas, a obra registra a história da fundação do Rotary International até chegar em Campo Mourão, em 1969.

“A cidade vivia o auge do Município Modelo. A ausência de um Rotary na cidade foi apontada como uma das deficiências da cidade pelo prefeito Milton Luiz Pereira ao falar sobre o prêmio nos microfones da Rádio Colmeia, em 1967”, menciona Jair Elias. Uma das primeiras campanhas realizadas foram a construção da Escola Rotary e a de combate a formiga saúva que assolava a agricultura local no final da década de 1960. Depois, dentro das reuniões do Rotary, surgiu a Coamo Cooperativa Agroindustrial, hoje uma das maiores cooperativas da América Latina.

O livro também registra a fundação do Rotaract, Interact e da Associação de Senhores de Rotarianos e uma linha do tempo mencionando as principais realizações da entidade durante as suas cinco décadas de existência. “Também inserimos uma galeria dos presidentes, com a relação das diretorias e um álbum de fotografias das principais ações do Rotary ao longo de sua trajetória”, explica.

As pesquisas para elaboração do livro duraram 10 meses. “Fizemos a leitura de todas as atas e documentos para o levantamento das informações. Depois tivemos a contribuição de vários ex-presidentes que cederam fotografias e documentos”, conta William Moser, um dos aut