Programa de Formação de Empreendedores e Novos Negócios forma primeira turma

O Programa de Formação de Empreendedores e Novos Negócios, formou sua primeira turma em uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 12, no auditório do Sebrae. Ao todo 40 pessoas receberam certificados da qualificação realizada desde agosto, somando 32 horas, que também premiou seis planos de negócios elaborados durante o curso. O programa que vem sendo desenvolvido pelo Município de Campo Mourão, através da Tecnocampo (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecológico), em parceria com o Sebrae, Senai, Senac, Agenda 21, EUPR/Fecilcam, Unicampo, Faculdades Integrado e UTFPR visa incentivar e fortalecer as iniciativas empreendedoras de toda a região e planeja a implantação de uma incubadora mista de empresas.

Segundo a diretora da Tecnocampo, Julieta Lima, o programa marca uma nova fase para a fundação na consolidação de sua identidade, visando maior sustentabilidade e competitividade das micro e pequenas empresas. Durante a solenidade, ela explicou que dentro dessa nova proposta, o programa atua na capacitação de pessoas para a gestão de empresas e empreendedorismo, com vistas a estabelecer a prática da melhoria dos processos internos e externos na geração de bons resultados no ambiente empresarial.

O prefeito Nelson Tureck participou da entrega dos certificados, quando explanou sobre o processo de desenvolvimento de Campo Mourão, bem como da geração de empregos. Ele relatou dados da Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que apontaram Campo Mourão entre os cinco municípios do estado em desenvolvimento e disse que a participação das pessoas com a qualificação de empreendedores é fundamental para o processo. “Lutem, jamais desanimem. Na vida nada é fácil, mas se acreditarem em vocês mesmos serão grandes vencedores”, frisou o prefeito, desatacando a importância do projeto.

Também participaram da solenidade de formatura, o consultor do SEBRAE, Sandro Santi, que falou das metas do programa; o secretário municipal de Ação Social, Samuel Kozelinski a diretora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Adrine Cilião, instrutores do curso e o vereador José Pochapski. O município também apóia o programa através das secretarias municipais de Ação Social, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Meio Ambiente.

Premiação – Foram premiados no Concurso Melhor Plano de Negócios, desenvolvido pelo programa durante o curso seis trabalhos, sendo dois das turmas de economia informal e quatro da turma de universitários. Eliane Sobrinho representou o grupo que garantiu a primeira classificação (economia informal) com o plano “Cooperativa de Negócio e ganhou um notbook, enquanto Neuza Mota com o plano “Cooperativa de Maracujá”, ficou em segundo lugar e ganhou um curso do Sebrae/Senar. Na turma universitários, Edir Fernando Machado garantiu o primeiro lugar com o plano “Fábrica de Batata Chips” e ganhou um notbook, enquanto que Tiago Gabriel Marcelino ficou com a segunda classificação com o plano “Cooperativa de Ovinos” e ganhou um curso Sebrae/Senac. Fernando da Silva Cabral e Gregory Felipe Guimarães ficaram em 3º e 4º lugares respectivamente e também ganharam novos cursos.