Policiais do 11º BPM realizam curso de capacitação com motos em Maringá

Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, que integram a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam), passaram recentemente por um curso de dez dias realizado na 2° Esfaep – Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização de Praças na cidade de Maringá.

Além dos policiais militares, também realizaram a capacitação agentes da Guarda Municipal de Maringá, Sarandi e Corpo de Bombeiros.

De acordo com o 2º Tenente Fernando José Weiber da Silva, um dos instrutores que participaram da formação do grupo, o objetivo do curso é aprimorar as técnicas de pilotagem com as motocicletas, garantindo assim mais agilidade, sempre observando a questão da segurança dos policiais e dos demais condutores durante o deslocamento.

“Além de treinarem exaustivamente as técnicas sobre duas rodas visando proporcionar mais eficácia durante as ações, sejam elas de motopatrulhamento ou escolta, os policiais também tiveram instruções sobre primeiros socorros, manutenção básica da motocicleta, legislação de trânsito, escolta e noções de básicas de pilotagem”, acrescenta o oficial.

Por ser uma modalidade de policiamento que permite mais agilidade para chegar aos locais de ocorrência, os policiais que atuam neste policiamento também estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Por este motivo o curso também simulou situações de risco que ocorrem no trânsito e adentramento em locais de difícil acesso, que exigem do piloto muita perícia e agilidade.

“Por mais que o policial já tenha experiência nesta modalidade de policiamento, o curso é fundamental para que motociclista consiga desempenhar a função nas ruas com muito mais segurança, de uma maneira mais natural. Passamos desde o básico, como a manutenção da motocicleta até técnicas mais aprimoradas quanto ao comportamento da moto em situações adversas, como em uma derrapagem, por exemplo,” explica o tenente.

Entre os 24 agentes que passaram pela capacitação, a policial Vanessa de Oliveira Santana, que integra à 2ª Companhia de Policia Militar do 11º BPM, foi uma das homenageadas durante a solenidade de formatura do grupo.

Única mulher a participar da capacitação, ela recebeu uma homenagem de mulheres que integram clubes de motociclistas, e que prestigiaram o evento de formatura realizado na manhã desta quinta-feira (5), em Maringá.

A solenidade contou com a presença do Comandante do 3º CRPM, Cel. José Carlos Mazurkievicz Graciano e demais autoridades. O comandante enalteceu a participação dos policiais que não mediram esforços para superar as dificuldades e completar o curso com elevado índice de aproveitamento durante os dez dias de intenso treinamento.  (Assessoria de Comunicação do 11º BPM)