Peabiru prepara Corrida de Santa Paula para atletas de todas as idades

Começa nesta quinta-feira (10) e vai se estender até domingo (13) a 6ª Festa de Santa Paula Elizabete Cerioli, organizada pela Paróquia de São Batista, em Peabiru. A festa é em homenagem à padroeira da Congregação da Sagrada Família. A programação inclui várias atividades, entre elas, palestras, celebração de missas, parque de diversões e até uma corrida rústica, para atletas de todas as idades, que acontecerá no domingo pela manhã.

A comissão organizadora explica que a intenção de festejar Santa Paula, uma jovem mãe italiana, canonizada em 2004, é divulgar a sua obra em benefício de crianças carentes. A renda da festa será revertida em benefício de crianças e, também, para o Instituto São José, que atende centenas de famílias.

Corrida de Santa Paula

Como parte da programação, no domingo (13), a partir das 8:30h, será realizada a 5ª edição da Corrida rústica de Santa Paula. As inscrições para a corrida poderão ser feitas até no domingo, um pouco antes da largada. É necessário apresentar documento de identidade. Para as categorias infantil e juvenil, a taxa de inscrição é gratuita, e para os atletas adultos e veteranos, basta levar um quilo de qualquer alimento não perecível.

O número de participantes vem crescendo ano a ano e vários atletas consagrados já participaram da corrida. A prova é disputada pelas ruas de Peabiru e os atletas são distribuídos em quatro categorias. A prova principal tem um percurso de 10.000 metros, que serão percorridos por atletas adultos e veteranos. Já para a categoria infantil é percurso e de 1.500 metros e para a juvenil é de 2.800 metros. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios e troféus.

O professor Paulo Rodler, da comissão organizadora, informa que a prova será realizada em qualquer condição climática, “desde que não coloque em risco a segurança dos participantes”. A organização disponibilizará ambulância para eventuais atendimentos, e pontos de distribuição de água ao longo do percurso. “Se algum participante necessitar de atendimento hospitalar, este será de responsabilidade do atleta inscrito, não cabendo nenhum ônus à organização da prova”, esclarece Rodler.

Programação

10/11 (quinta-feira)

19:30h Palestra “As finanças a serviço da família’, com o Prof. Jorge Leandro DalPonte Ferreira

11/11 (sexta-feira)

19:30h Abertura das barracas

19:30h Funcionamento do Parque de Diversões

12/11 (sábado)

19:30h Procissão com a imagem de Santa Paula Elizabete

23:00h Grande Baile no Salão Paroquial com a dupla Beto & Renato

13/11 (domingo)

8:30h    Largada 5ª Corrida rústica de Santa Paula

11:30h Almoço no Salão Paroquial

15:00 Show de Prêmios no Salão Paroquial

Santa Paula

Santa Paula Elizabete Cerioli nasceu em Soncino (Itália) em 1816, de família nobre. Aos 19 anos se casou com o Conde Caetano Busecchi Tassis com quem teve quatro filhos, mas nenhum viveu muito tempo.  Em 1854 perdeu também o esposo.  Neste momento a sua vida é marcada pela solidão, tendo apenas Deus em seu coração. A partir daí,  viúva e mãe sem filhos, passou a acolher em seu palácio os filhos sem mãe e sem esperança de futuro. Assim, consagrou-se totalmente a Deus, dando inicio às Irmãs da Sagrada Família em 1857. Depois, para cuidar dos meninos, fundou os Padres e Irmãos da Sagrada Família de Bérgamo, em 1863. Irmã Paula Elizabete morreu às vésperas do natal de 1865, aos 49 anos. Apesar de morrer tão jovem, a semente estava lançada e os seus religiosos e religiosas continuam até hoje, espalhados pelo mundo, principalmente, na Itália, Suíça, Brasil(especialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná)  e Moçambique, divulgando sua obra, com a missão de evangelizar através da educação, sendo mensageiros de esperança,  fazendo do mundo uma só Família de Deus. Ela foi canonizada em 2004, pelo Papa João Paulo II.

(Ari Mendonça)