Parcerias garantiram mais de 800 vagas em cursos profissionalizantes no CIP

O Centro de Iniciação Profissional tem como objetivo preparar os jovens entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho – Foto: Divulgação

Um total de 819 jovens participaram de cursos profissionalizantes e oficinas de março a novembro deste ano no Centro de Iniciação Profissional (CIP), ligado à Secretaria Municipal de Ação Social. Desses, 631 foram encaminhados para processos seletivos de empresas e 226 foram contratados por meio do programa Jovem Aprendiz.

Segundo a secretária municipal de Ação Social, Márcia Calderan, isso foi possível graças a parcerias com instituições, como Sistema Fiep, Senac, CIEE e Unespar.  Em 10 meses, foram ministrados 18 cursos, além de cinco oficinas como oratória, dicas de entrevistas, auxiliar de panificação, técnicas em serviços de supermercados e atendimento ao público.

O Centro de Iniciação Profissional tem como objetivo preparar os jovens entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho, estimulando o vínculo à escola e mobilizando a sociedade quanto a importância e necessidade de abrir espaço para efetivar sua inclusão social.

No caso do Programa Jovem Aprendiz, a coordenadora do CIP, Marciléia Mingroni, explica que quem faz a seleção são as empresas, conforme o critério de cada uma. “Depois que são selecionados, aí eles participam da formação teórica aqui e da atividade prática na empresa”, esclarece. Ao fim do curso alguns são efetivados, também a critério da empresa.

O gerente de RH de uma das empresas, Eusni de Queiroz, destaca a importância dos cursos. “O jovem que recebe este incentivo pode ajudar muito a família e os que forem dedicados durante o curso e buscarem conhecimento podem fazer a diferença no mercado de trabalho”, destacou.

“É importante que os jovens mantenham os cadastros atualizados”, ressalta a coordenadora. O CIP está localizado na Rua Marfim (Jardim Shangri-La) e oferece cursos profissionalizantes em várias áreas. Para se cadastrar é preciso apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência em Campo Mourão. O telefone é 3529-1436.