Nelita Piacentini propõe ações para a terceira idade

Mais de 10 requerimentos e indicações foram protocolados pela vereadora Nelita Piacentini (PSD) nas últimas semanas propondo a Prefeitura de Campo Mourão a execução de obras e o desenvolvimento de ações que contemplam diretamente a terceira idade. O objetivo que norteia as proposições é assegurar qualidade de vida a esse segmento da população em todas as regiões do Município.

Uma das propostas que será encaminhada a administração municipal pela vereadora é a construção da Casa Dia do Idoso. No local seriam abrigados idosos enquanto seus familiares estão no trabalho, assegurando um atendimento de qualidade. A iniciativa tem por finalidade atender especificamente famílias que não têm onde deixar seus idosos enquanto trabalham.

Nelita Piacentini também está propondo a disponibilização de um Nutricionista e de um Farmacêutico para oferecer orientação e acompanhamento aos participantes dos grupos da Terceira Idade em Ação. Tratam-se de reivindicações de idosos e os profissionais desenvolveriam temas relacionados a alimentação saudável, necessidades nutricionais, medicamentos e seus benefícios, entre outros.

Outra sugestão é para que os médicos e demais integrantes das equipes do programa Saúde da Família recomendem aos idosos, hipertensos e diabéticos a prática de atividades físicas nos grupos da Terceira Idade em Ação e nas Academias da Terceira Idade (ATI). “A atividade física é importante para preservar a função, a mobilidade e a auto suficiência que contribui para uma vida autônoma e independente”, explica a vereadora.

CRI

Outras ações para a terceira idade propostas pela vereadora mourãoense: desenvolvimento do projeto Terceira Idade em Ação na Vila Rural Pedro Kloster Júnior, construção de um ginásio de esportes e de quadras poliesportivas adaptadas às pessoas com deficiência e aos idosos, desenvolvimento de atividades de orientação sobre hipertensão, diabetes e outras doenças e o uso consciente dos aparelhos das Academias da Terceira Idade (ATI), instalação de uma Academia da Terceira Idade e de uma Academia da Primeira Idade no ginásio de esportes “J.K.”. A implantação de um Centro de Referência do Idoso (CRI) na nova sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), com a oferta de ampla assistência nas áreas médica, odontológica e jurídica, também foi sugerida por Nelita Piacentini.

A direção do Supermercado Paraná e do Supermercado Super Muffato está propondo a instalação de academias da terceira idade e da primeira idade. Nelita Piacentini propôs ainda que, através do Conselho Municipal do Idoso, os meios de comunicação locais sejam utilizados em horários especiais para divulgar matérias educativas de interesse do segmento.