Multidão no cortejo e espetáculo de abertura do Natal

Evento natalino atraiu millhares de pessaos na praça central – Foto: Divulgação

O clima de sonho predominou entre às milhares de pessoas que na noite deste sábado (1/12) acompanharam, no centro de Campo Mourão, a programação artístico-cultural que marcou o início da programação oficial de Natal e a chegada do Papai Noel no Município. Um público recorde assistiu ao cortejo ao longo de seis quadras da avenida Irmãos Pereira e a apresentação do espetáculo “Um Presente de Natal” na praça São José, com a chegada do Papai Noel.

Outra novidade que encantou a população foi o Túnel de Luzes de 70 metros de extensão e mais de 51 mil luzes coloridas de led. Também a ambientação natalina para o desenvolvimento de atividades culturais no centro da cidade até o Natal chamou a atenção. Árvores de natal de vários portes e tipos, presépio, casa do Papai no Noel, Bonecos de neve, duendes, soldados de chumbo e muitas outras peças completam a ambientação do local. O cenário deslumbrante foi aproveitado para muitas fotos e selfies, que certamente chegarão a lugares imagináveis nos próximos dias.

Ao final das cerca de três horas do cortejo, espetáculo e da entrega pelo prefeito Tauillo Tezelli da chave simbólica do Município ao Papai Noel, com a distribuição de balas para as crianças, a avaliação predominante entre o público era de que os eventos da noite deste sábado entraram para a história de Campo Mourão. Entre os organizadores, o desafio é realizar o melhor Natal de todos os tempos na cidade.

CORTEJO

O cortejo do projeto “Campo Mourão – Cidade” teve início por volta das 20 horas, no cruzamento da avenida Irmãos Pereira com a rua Interventor Manoel Ribas. As laterais da via pública foram tomadas pelo público e uma arquibancada para 1.000 pessoas foi instalada no trecho.

Ao longo de aproximadamente uma hora, 400 figurantes (200 artistas profissionais, 200 adolescentes matriculados em escolas de bairros que participaram de projeto social e 200 voluntários) desfilaram, distribuídos em 32 alas. Também chamou a atenção do público a participação de 12 carros alegóricos (dez de grande porte e dois mini).

O cortejo, encerrado com o desfile de carro alegórico com o Papai Noel, foi muito aplaudido e elogiado pela qualidade visual, performance e indumentária dos figurantes, riqueza de detalhes, temas abordados e a participação de pessoas de todas as idades (inclusive uma ala de Mamães Noelas e outra de Vovós Noelas), além da Apae.

ESPETÁCULO

A apresentação do espetáculo “Um Presente da Natal”, pela Associação Sou Arte, começou por volta das 21h30min e durou em torno de 90 minutos. Dezenas de artistas profissionais participaram do espetáculo, enquanto nos bastidores atuaram técnicos em som e iluminação, maquiadores, etc.

A história encenada no espetáculo acontece na véspera de Natal, na fábrica do Papai Noel, que está a todo vapor, com muitos brinquedos sendo produzidos com carinho e muita diversão. Tudo corre muito bem até um grande vilão ser contratado para fazer parte da equipe da fábrica do Papai Noel, colocando em risco toda a magia do Natal. Mas impera o verdadeiro espirito natalino, que garante um final feliz a história. O espetáculo envolve teatro, dança e circo.

CIDADE NATAL

A valorização do Natal no Município começou no ano passado, quando Campo Mourão teve aprovado – pela primeira vez – projeto para a captação de incentivos fiscais através da Lei Rouanet/Ministério da Cultura. Até então, as reclamações eram muitas por parte da população e dos empresários pelo descaso das autoridades locais quanto a data, enquanto outras cidades próximas investiam cada vez mais na valorização do espírito natalino, atraindo cada vez mais populares.

O projeto “Campo Mourão – Cidade Natal/2018” tem o patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Sanepar, Condor Supermercados, Fertipar Fertilizantes, Paraná Supermercados, além do apoio também Seleta Ambiental, Unimed Campo Mourão e do Muffato Supermercados.

O sucesso alcançado já na abertura da programação do projeto “Campo Mourão – Cidade Natal/2018” não deixa dúvida. A cidade vai realizar o melhor Natal da história do Município e Campo Mourão começa a se firmar como referência em termos de comemoração da data no Paraná.