Morre Marta Kaiser, advogada, professora e diretora executiva da Acicam

Marta lutava contra um câncer no fígado – Foto: Divulgação

Morreu por volta das 6 horas desta quinta-feira (28), vítima de um câncer no fígado, a advogada, docente do Centro Universitário Integrado e diretora executiva da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Marta Kaiser Leitner, 48 anos. Ela estava internada no Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

Marta foi idealizadora da Casa das Fraldas, projeto que nasceu em sala de aula, quando ela falava aos acadêmicos do curso de Direito no Integrado sobre projetos sociais.

Os alunos a questionaram sobre uma boa iniciativa para ser colocada em prática e a proposta da produção de fraldas descartáveis para atender entidades sociais locais que necessitam do produto foi prontamente encampada pelos acadêmicos.

O que era para ser uma ação temporária transformou-se em um projeto de responsabilidade social permanente, que tem à frente a Acicam e a Faculdade Integrado, mas conta também com o apoio de clubes de serviços, empresas, entidades empresariais e da própria Justiça Federal.

Hoje a Casa das Fraldas virou modelo, copiado por outras cidades do Paraná e até de outros estados. Tal iniciativa rendeu a ela o Prêmio Bom Exemplo, instituído pela RPC TV, o Instituto GRPCOM e a Fundação Dom Cabral, em 2013.

O presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva lamentou a morte de Marta. “È uma perda irreparável, uma pessoa que se dedicava muito pelas causas sociais, como foi a iniciativa da Casa das Fraldas”, disse Rodrigues.

O prefeito Tauillo Tezelli decretou luto oficial de três dias e lamentou o falecimento de Marta Kaiser, ao mesmo tempo ressaltando a sua importância dentro da comunidade. “Uma profissional respeitada, uma cidadã de bem, com um trabalho social de fundamental importância, sem dúvida, um grande exemplo a ser seguido. Todas as suas realizações em prol das pessoas ficarão marcadas entre nós e é um legado que fica para sempre”, destaca.

Marta era casada e tinha duas filhas. O velório de terá início por volta das 11 horas, na capela do Sistema Prever. O horário do sepultamento ainda não está definido