Morre Maria Enilda de Oliveira Pol, primeira mulher eleita vereadora de Campo Mourão

Maria Enilda entrou para a história política de Campo Mourão ao ser eleita vereadora em 15 de novembro de 1972 – Foto: Divulgação

Morreu neste sábado (27), aos 80 anos, a professora e ex-vereadora Maria Enilda de Oliveira Pol, primeira mulher eleita pelo voto popular para a Câmara Municipal de Campo Mourão. Referência nas áreas da educação e da vida pública, ela deixa um legado de pioneirismo na política mourãoense e de dedicação à formação de gerações de estudantes.

O velório reúne familiares, amigos, ex-alunos e autoridades. O sepultamento será realizado neste domingo (28), às 10h.

Maria Enilda entrou para a história política de Campo Mourão ao ser eleita vereadora em 15 de novembro de 1972, integrando a 7ª Legislatura. Durante o mandato, exerceu a função de primeira-secretária da Mesa Executiva da Câmara Municipal.

Antes dela, a professora Dulcia Gomes Delatre havia sido a primeira mulher a exercer o mandato de vereadora em Campo Mourão, ao assumir a cadeira como suplente, em 1960. Maria Enilda, porém, foi a primeira mulher eleita diretamente pela população para representar o município no Legislativo.

Nascida em Campo Mourão, em 28 de setembro de 1945, era filha de Antônio Teodoro de Oliveira e Maria Zuleica Teodoro. Licenciou-se em História pela Universidade Federal do Paraná e construiu uma sólida carreira na educação. Foi professora do ensino primário, lecionou Educação Moral e Cívica, dirigiu o Ginásio Estadual de Campina da Lagoa, atuou como inspetora regional de ensino e participou da implantação da reforma educacional no Paraná.

Também desenvolveu atividades na área de pesquisa e orientação pessoal como cofundadora da Ação-Vida – Associação Pró-Fundação Universidade da Vida. Ao longo da carreira, realizou viagens de estudos aos Estados Unidos, Japão, Portugal e Peru.

Em 1994, recebeu o título de Cidadã Honorária de Campo Mourão, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

Com a morte de Maria Enilda de Oliveira Pol, Campo Mourão perde uma das principais protagonistas de sua história política e educacional. Pioneira na representação feminina no Legislativo municipal, ela deixa um legado de compromisso com a educação, o serviço público e a participação das mulheres na vida pública, inspirando novas gerações de líderes mourãoenses.

Texto: Jair Elias dos Santos