Mesa Brasil Sesc: quatro anos em Campo Mourão
Nesta segunda-feira (23), o programa Mesa Brasil Sesc completa quatro anos de atuação em Campo Mourão e em municípios circunvizinhos. Os números não deixam dúvidas quanto a importância e o alcance do trabalho desenvolvido nesta região pelo programa de segurança alimentar e nutricional sustentável: 82 entidades estão cadastradas, 534.790 quilos de alimentos foram distribuídos até o final de 2013, 4.734.992 refeições complementadas entre 2011-2013 e 13.414 pessoas são diretamente beneficiadas pela ação em sete municípios desta região.
O Mesa Brasil Sesc foi implantado em Campo Mourão no dia 23 de junho de 2010, em evento que trouxe a cidade o presidente do Sistema Fecomércio Paraná Sesc Senac, Darci Piana. Além de Campo Mourão, o programa atende atualmente a mais sete municípios da área de atuação da unidade local do Sesc: Fênix, Araruna, Peabiru, Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz.
O repasse de alimentos para a complementação de refeições é a ação mais conhecida do Mesa Brasil. Porém, o programa também faz a doação de produtos de higiene e limpeza, além de promover ações educativas, como palestras, cursos e oficinas culinárias voltadas para o aproveitamento integral dos alimentos e as boas práticas na manipulação de alimentos. Também são abordadas questões sociais.
Entre as entidades cadastradas atendidas em Campo Mourão e na região estão hospitais, asilos, albergues, escolas, creches, instituições que atendem dependentes químicos e orfanatos. Através das 82 instituições cadastradas atualmente no Vale do Piquirivaí são atendidas diretamente 13.414 pessoas.
Números
O histórico do Mesa Brasil Sesc nesta região detalha o desempenho anual do programa em termos de alimentos distribuídos: 2010 – 61.813,58 quilos; 2011 – 138.508,68 quilos; 2012 – 186.031,67 quilos ; 2013 – 148.436,10 quilos. Também aponta o número de refeições complementadas: 2011 – 1.519.449; 2012 – 1.601.804; 2013 – 1.613.739.
Atualmente, o Sesc de Campo Mourão tem 27 doadores cadastrados. Entre eles, a Pinduca Alimentos, Super Muffato, Paraná Supemercados, Amafil, Frutimax, Fruto Maduro, Panificadora Massa Dourada, Supermercado Vitória, Super Fiorella, Fruta e Cia, Vithali Hidroponiga, Faculdade Integrado, BIG Walmart, Bananas Cazarotto, Cooperativa de Agricultores Familiares de Corumbataí do Sul e Região (COAPROCOR), Cooperativa dos Agricultores Familiares Vale do Rio Canto – Iretama (COAVRCAN), entre outros. Qualquer pessoa pode doar para programa, não necessariamente empresas.
A equipe do Sesc que atua diariamente no programa em Campo Mourão é formada por um nutricionista, um assistente social (que são os responsáveis técnicos pelo programa), u auxiliar administrativo, um motorista e dois auxiliares. O programa conta com um veículo próprio, refrigerado e dentro das condições higiênico-sanitárias adequadas para realizar a coleta dos alimentos nos doadores parceiros. O programa tem implantado Programa Alimentos Seguros (PAS), com ênfase no transporte de alimentos.
Contra a fome e o desperdício
O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para o consumo ou sem valor comercial. O programa constitui-se em uma ponte que busca onde sobra e entrega onde falta, contribuindo para diminuir o abismo da desigualdade social no país.
Trata-se de uma ação conjunta que integra o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdício de alimentos, com um papel pró-ativo: demonstra que é possível minimizar os efeitos da fome e da desnutrição por meio de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata.
Não se constitui em uma campanha eventual e assistencialista. Tem caráter permanente, baseado na parceria, e as responsabilidades são assumidas por todos os segmentos sociais envolvidos, respeitando-se suas especificidades. As instituições sociais fazem parte de um esforço conjunto para melhoria da qualidade de vida e da cidadania por meio da responsabilidade social compartilhada.
Como ação emergencial, o Mesa Brasil Sesc baseia-se no princípio de que a alimentação é direito fundamental de todo e qualquer cidadão. Um direito social básico, mas que, lamentavelmente, não é garantido a todas as pessoas. Por isso são necessárias ações que possam melhorar esta situação duplamente perversa: a fome e o desperdício de alimentos.
A base de sustentação do programa é a parceria. O Mesa Brasil Sesc permite que as empresas, indústrias, produtores e comerciantes tenham sua agenda social facilitada, oferecendo condições para que possam exercer sua cidadania empresarial. A participação pode ser feita por meio de doações de equipamentos, utensílios, material de consumo e, principalmente, pela doação de produtos alimentícios próprios para o consumo.
“Se na sua empresa existe excedentes de alimentos que podem contribuir para complementação de refeições, não deixe ir para o lixo. Ligue para o Mesa Brasil Sesc em Campo Mourão e ajude a alimentar esta ideia”, conclama o gerente da unidade local do Sesc, Marcos de Souza.
O PROGRAMA EM NÚMEROS
2010
Kg de alimentos distribuídos: 61.813,582
2011
Kg de alimentos distribuídos: 138.508.68
Refeições complementadas: 1.519.449
2012
Kg de alimentos distribuídos: 186.031.67
Refeições complementadas: 1.601.804
2013
Kg de alimentos distribuídos: 148. 436,10
Refeições complementadas: 1.613.739