Jovens já podem fazer alistamento no serviço militar

Para fazer o alistamento é necessário possuir um número de CPF para validar as informações – Foto: Divulgação

O prazo para o alistamento no serviço militar já começou nesse mês de janeiro e termina no dia 30 de junho. Os jovens brasileiros do sexo masculino que nasceram em 2001 devem procurar a Junta do Serviço Militar (JSM) em Campo Mourão, ou fazer o registro on-line, na página oficial: www.alistamento.eb.mil.br

A JSM de Campo Mourão passou a atender em novo local, anexo ao Tiro de Guerra 05-019, na Rua José Teodoro de Oliveira, 462-B, no Jardim Flórida. Recentemente, o local recebeu melhorias, para que pudesse receber em condições adequadas a Junta Militar.

Para fazer o alistamento é necessário possuir um número de CPF para validar as informações. Quem não tem CPF deve levar a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade à Junta Militar.

PRAZO

Os convocados passam por uma seleção entre julho e outubro e, em seguida, recebem treinamento. Essa opção só é feita na etapa de seleção. Se o jovem perder o prazo para se alistar, é preciso procurar a Junta Militar para quitar a multa de R$ 4,14. Quem está irregular com o serviço militar fica impedido de assumir cargo público, tirar passaporte e se matricular em instituições de ensino, por exemplo.

DISPENSA

Contudo, há situações específicas em que os rapazes podem ser dispensados do alistamento. Quem for o único responsável pelo sustento da família deve procurar a Junta Militar do município para deixar de participar do alistamento. Já os portadores de necessidades especiais podem pedir a isenção do serviço militar. Nesses casos, é preciso apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico.

Em Campo Mourão, pelo menos 900 jovens deverão fazer o alistamento até junho. No ano passado, porém, se alistaram 760, dos quais apenas 100 são selecionados para o serviço militar, no Tiro de Guerra. A JSM atende das 8hs às 11h30 e das 13hs às 15h30, de segunda à sexta-feira. Mais informações pelo telefone (44) 3523-4276.