Francischini cai do cargo de secretário de Segurança do Paraná

Fernando-Francischini-

Após uma série de confirmações e desmentidos da saída do secretário de Segurança do Paraná, Fernando Francischini, a assessoria do governo acaba de confirmar (às 11h50) que ele não ocupa mais o cargo. Quem assume interinamente é o delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita de Oliveira, que ocupa o cargo de delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF no Paraná.

Minutos antes, a assessoria do governo havia desmentido a reportagem do jornal O Globo, postada às 10h44, dizendo que Francisquini havia sido demitido do cargo. A publicação ainda confirma que o governador Beto Richa se pronunciaria em breve sobre o anúncio.

A especulação em torno da saída do secretário de Segurança começou após a queda do secretário de Educação e também do Comandante da Polícia Militar, César Kogut, um dia após as manifestações dos professores em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, que teve salvo de 200 feridos, no último dia 29, no bairro Centro Cívico, em Curitiba.

Um dia após o confronto, Kogut, ex-comandante, isentou o secretário Francischini pelas ações dos policiais militares durante a manifestação. No entanto, no anúncio da saída afirmou que “todas as ações foram tomadas seguindo o Plano de Operações elaborado, aprovado pela Sesp, com a participação do secretário”. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva no 1º Distrito Policial, no Centro de Curitiba.

O secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, pediu para sair nessa semana por questões pessoais. No mesmo dia, Francischini também esteve reunido com o governador para uma conversa e, oficialmente, permanece no cargo, muito embora a esposa Flávia Francischini tenha divulgado um desabafo por meio da rede social Facebook criticando o governo tucano.

Confira a carta enviada por Francischini ao governador:

Exmo. Governador Beto Richa,

Gostaria inicialmente, mesmo neste momento de dificuldade, rememorar os avanços na área de segurança pública que merecem destaque:

1)Polícia Civil

a)Encaminhamos para Vossa Excelência, com nosso parecer positivo, o Estatuto da Polícia Civil do Paraná; nele constam os avanços importantes para os profissionais da área, como a regulamentação das carreiras e seus direitos; A necessidade de Bacharelado em Direito para o concurso de escrivão de polícia, o reconhecimento dos peritos papiloscópicos, a padronização do subsídio de delegados de polícia para remoções de todas as categorias profissionais;

b)Encaminhamento, com parecer positivo da secretaria, da equivalência das carreiras jurídicas de Estado com os delegados de polícia;

2) Polícia Científica:

a) Encaminhamento da PEC de recriação da Polícia Científica no Paraná;

b) Enquadramento e encaminhamento das Promoções dos Peritos Oficiais e Auxiliares de perícia

3) Polícia Militar e Corpo de Bombeiros:

a) Encaminhamento de uma proposta inicial da Lei de Promoção de Praças, a ser amplamente debatida;

b) Negociação para implantação das promoções e progressões dos Policiais Militares atrasadas;

4) Polícia Penitenciária:

a) Regulamentação do porte de arma e da identidade funcional;

b) Estruturação do setor de engenharia para correção dos projetos de construção e ampliação dos presídios;

5) Resultados Importantes:

a) Diminuição brutal dos roubos e explosões de caixas eletrônicos, que aconteciam diariamente, com diversas prisões de “gangues da dinamite” e a apreensão de fuzis, e explosivos. Em janeiro foram 25 explosões e em abril foram 9.

b) Fim das mega rebeliões em presídios com a proibição de remoções de presos, principalmente aquelas que aconteciam a critério das facções criminosas;

c) reforço substancial no Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, triplicando o número de policias.

d) Recordes de apreensão de toneladas de drogas, mais de 400 bandidos detidos em operações policiais e a prisão de centenas de traficantes que influenciaram diretamente na redução drástica de homicídios em várias cidades do Paraná, inclusive em Curitiba, resultando no melhor resultado dos últimos 9 anos.

Tenho convicção de que a segurança pública e administração penitenciária estão no rumo certo, para o alcance dos interesses do Estado e da Sociedade.

Mesmo com todos estes resultados, venho agradecer a confiança de Vossa Excelência, mas, para colaborar com a governabilidade do nosso Estado, peço exoneração de minha função, convicto de que as ações até agora tomada se deram a favor do interesse público. Dentro da legalidade, em garantia da ordem pública.

Finalizo, assumindo novamente e publicamente todas as minhas responsabilidades, na atuação policial nas últimas operações, apoiando o trabalho da tropa. No entanto, ressalto que mesmo com as reações adversas, continuo defendendo uma apuração rigorosa tanto da polícia quanto do Ministério Público para que ao final a verdade prevaleça.

Confiante em seu trabalho e na sua capacidade de liderança para superar este momento de crise, coloco-me a inteira disposição das causas paranaenses no Congresso Nacional e agradeço cada profissional da segurança pública e da Administração Penitenciária pelo apoio e respeito concedidos.

FERNANDO FRANCISCHINI