Famílias de Assentamento em Nova Cantu recebem título de posse

Cerimônia para entrega do título de posse no Assentamento, reuniu diversas lideranças – Foto: Divulgação

Em evento histórico para Nova Cantu, famílias do Assentamento Santo Rei receberam o título de posse de suas respectivas propriedades. A solenidade ocorreu no sábado. O assentamento possui uma área de aproximadamente 1.580 hectares, onde residem 70 famílias de pequenos agricultores, que agora são definitivamente donas de suas terras, onde cultivam e produzem os mais variados produtos de forma familiar.

Estiveram presentes na entrega, o prefeito José Carlos Gomes, o superintendente do INCRA/PR Walter Nerival Pozzobom, o assessor técnico do gabinete da superintendência do INCRA/PR José Jorge da Luz, o deputado federal Toninho Wandscheer, o ex-deputado estadual Alisson Wandscheer, Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário do Paraná Marcos Vilas Boas Pescador, além dos vereadores Bala e Roger.

Também prestigiaram o evento, o Secretário de Agricultura de Nova Cantu, José Francisco Pereira, o presidente da associação do Assentamento Evaldo Baron, bem como presidentes e representantes de várias entidades e associações do município.

A entrega dos títulos em Nova Cantu, simboliza a independência, como ressaltou o presidente da associação do Assentamento. Evaldo Baron. O superintendente do INCRA/PR, Walter Nerival Pozzobom, também comentou que as famílias dos pequenos agricultores agora possuem seus direitos garantidos como proprietários e têm condições de caminhar sozinhos daqui para frente. “Todos poderão garantir o futuro de seus filhos e netos. Aquelas famílias, que devido alguma eventualidade não tiveram o título em mãos neste sábado, estrão recebendo nos próximos 90 dias”, assegurou.

O deputado Toninho Wandscheer, disse que o título vem coroar a luta de todos que passaram por muitas dificuldades, principalmente no início desta luta, de 32 anos. “São famílias que ficaram embaixo de lona, passando por muitas dificuldades e até necessidades no início”, afirmou.

O prefeito José Carlos Gomes, lembrou do princípio do assentamento, há mais de 30 anos. “Foi difícil a luta, mas com a persistência das famílias hoje é emocionante que todos estejam definitivamente com a posse de suas terras”, disse o prefeito.