Empresários participam de curso sobre Ponto Eletrônico

Um bom número de empresários locais e muitos responsáveis por departamentos de recursos humanos de firmas comerciais, industriais e de prestação de serviços participam do curso sobre o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) iniciado pela Associação Comercial e Industrial – Acicam nesta segunda-feira (05). A entidade empresarial vem intensificando a programação de cursos e palestras oferecidos aos associados abordando temas de interesse dos micros, pequenos, médios e grandes empresários.

O curso sobre o Ponto Eletrônico visa atualizar e orientar os empresários sobre a Portaria 1.510/2009, que estabeleceu o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. Está sendo ministrado por Edson Palma, que é graduado em Administração de Empresas e também Técnico em Contabilidade e Técnico de Segurança no Trabalho, com vasta experiência na área de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Comercial e Administrativo. Já foi conselheiro da Previdência Social e é membro da ABRH-Noroeste. Também atua no Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá e como instrutor do Sindmetalúrgicos e na Associação Comercial e Industrial de Maringá – ACIM em cursos profissionalizantes. O currículo de Edson Palma aponta ainda a realização de consultoria, assessoria e treinamentos em Departamento Pessoal em diversas empresas de Maringá, Cianorte, Paranavaí  e Loanda, entre outras cidade.

Curso

A abertura do curso contou com a presença do presidente da Acicam, José Nelson Botega. Além de detalhar paras os participantes a exigências e penalidades impostas pela Portaria 1510/09, Edson Palma também presta orientações sobre o Registrador Eletrônico de Ponto – REP, Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador, Programa de Treinamento de Registro Ponto, Fabricantes do Registrador Eletrônico de Ponto, Tratamento de Registro de Ponto – Procedimento a adotar, Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade, Certificado de Conformidade do REP, Obrigações do Empregador perante a Fiscalização, Órgãos Técnicos, Fiscalização Auditor Fiscal do Trabalho – Procedimentos, Vigência das Novas Regras. Os participantes estão informados, inclusive, sobre as sanções pela não aplicabilidade da legislação

A programação inclui ainda abordagens sobre jornada de trabalho: Jornada Normal, Jornada de Tempo Parcial, Jornada 12X36, Turnos Ininterruptos, Jornada Extraordinária, Compensação de Horas e Banco de Horas, Jornada Noturna, Horas de Sobreaviso, Intervalos, Controle de Horário e Obrigatoriedade.