“Dia Nacional do Campo Limpo” será comemorado em Campo Mourão

Unidade de recebimento está localizada na rodovia BR-487, saída para Cruzeiro do Oeste (Estrada São Benedito),- Foto: Divulgação

Na próxima semana uma série de eventos marcam a celebração do “Dia Nacional do Campo Limpo” (DNCL 2018). A data promove o envolvimento de agricultores, canais de distribuição, fabricantes, poder público e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).

Em Campo Mourão haverá atividades no dia 16 de agosto, das 08h30 às 16h30, com homenagem ao Agricultor Modelo, apresentação do sistema Campo Limpo e vídeos, na Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (ADITA). A unidade está localizada na rodovia BR-487, saída para Cruzeiro do Oeste (Estrada São Benedito), próximo ao Aterro Sanitário do Município.

A comemoração, realizada pelas Centrais de recebimento de embalagens vazias, já reuniu mais de milhão de pessoas em todo o Brasil, desde a primeira edição em 2005.

Atividades também estão previstas para as centrais da ADITA em todo o Paraná. No Brasil, mais de 100 unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas estão presentes em 22 estados.

Dados do próprio INPEV comprovam que 94% das embalagens plásticas primárias recebem a correta destinação pós-consumo, o que faz do país uma referência mundial quando o assunto é logística reversa. “Mais do que uma obrigação legal, a devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas contribui com a conservação do meio ambiente. Em 16 anos, mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias já foram retiradas dos campos e encontraram “Destinação final ambientalmente adequada”, numerou o diretor-presidente do INPEV, João Cezar Rando.

Por aqui a ADITA é referência no recolhimento e destinação de embalagens de defensivos agrícolas vazias, com mais de 1.600 toneladas processadas por ano. Ela está presente em Maringá [sede], Umuarama e Campo Mourão, abrangendo área de 4,3 milhões de hectares, o que corresponde a 21,5% do Estado.

O “Dia Nacional do Campo Limpo” foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Neste ano, excepcionalmente, será comemorado um dia antes.