Curso de Mecânica Automotiva oferecido na Carreta do Conhecimento

Começa nesta quarta-feira (7), em Campo Mourão, o curso de Mecânica Automotiva, oferecido pelo programa “Carretas do Conhecimento”, uma parceria entre o governo do Estado, o SENAI e a Volkswagen. A unidade móvel foi instalada nesta terça-feira (06), na Praça São José, onde servirá de sala de aula durante os 20 dias de duração do curso. A cerimônia de abertura do curso será às 8 horas, com a presença de autoridades locais.
A parceria é uma das contrapartidas do governo do Estado com a Volkswagen para enquadrá-la no Paraná Competitivo. Um total de 54 pessoas, divididas em três turmas, foram selecionadas pela Agência do Trabalhador para participar do curso, coordenado pelo SENAI. Os veículos são verdadeiras escolas móveis, com infraestrutura completa para a realização de cursos voltados à empregabilidade.
“Das primeiras 54 pessoas que manifestaram interesse, 30 tiveram que ser substituídas em cima da hora porque desistiram ou não foram localizadas pelos telefones deixados nos cadastros”, lamentou o chefe da Agência do Trabalhador, Alexandre Galland, ao acrescentar que houve tentativas de contato inclusive no período noturno. Os participantes serão divididos em turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme a disponibilidade manifestada nos cadastros prévios.
Os cursos gratuitos e voltados a famílias em vulnerabilidade social, escolhidas com base nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os certificados de conclusão do curso serão emitidos pelo Senai. As carretas vão percorrer 46 municípios atendidos pelo programa Família Paranaense com previsão de atender mais de duas mil pessoas apenas em 2019.
“É uma ação de responsabilidade social que fortalece nossa relação com a população paranaense e reforça o propósito da Fundação, que há 40 anos acredita que o conhecimento move pessoas”, afirma Daniela de Avilez Demôro, diretora-superintendente da Fundação Volkswagen e Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.