Contratação de projeto de transporte por aplicativo reduz custos com a frota municipal
Desde o início do ano a administração municipal de Campo Mourão passou a utilizar mais uma opção para deslocamento de servidores em horário de trabalho: transporte por aplicativo para suprir a demanda que a frota municipal não consegue atender. Isso foi possível graças ao chamamento público “Campo Mourão Inova Startups”, com recursos do Fundo Municipal de Inovação e do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação.
A iniciativa veio suprir a necessidade de aquisição de novos veículos, o que geraria uma série de custos para o município, entre eles seguro, manutenção e combustível. “Tem ainda o motorista que também faz parte do pacote, ou seja, além da economia, há a eficiência já que não é necessário esperar a disponibilidade de um motorista do município”, observa o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.
Os resultados do primeiro semestre de implantação já geraram economia e eficiência para o município. São sete secretarias usuárias, 97 servidores utilizando os serviços, que já destacaram que não precisam ficar esperando a disponibilidade de veículos e motoristas entre as principais vantagens. Foram 1.713 corridas e aproximadamente sete veículos deixaram de ser futuramente adquiridos.
A plataforma está em desenvolvimento e já foram incluídas ferramentas para gestão, permitindo maior controle das viagens, como endereços de partida e destino, quantidade, registro de todas as corridas, gastos por secretaria e rastreamento de todas as viagens.
EDITAL
O Edital teve recurso total de R$ 250 mil reais, e contemplava os projetos selecionados com até R$ 50 mil não reembolsáveis. O edital foi por meio de uma modalidade especial de licitação criada com o novo Marco Legal das Startups, chamada de Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), sendo que Campo Mourão foi uma das cidades pioneiras no Estado a utilizar o instrumento.
Dos 18 projetos submetidos, quatro foram selecionados por meio de banca composta por membros da universidade, sociedade civil e prefeitura. Entre os quatro, um deles trata de mobilidade dos servidores visando a diminuição da demanda por novos veículos nas secretarias municipais por meio de sistema de carros de aplicativo, proposto pela VIEX – Viagens Executivas.