Conselho Tutelar terá eleição neste domingo

A votação será por meio da urna eletrônica – Foto: Arquivo/Tasabendo.com

Neste domingo (6), haverá eleição para o Conselho Tutelar de Campo Mourão. Os eleitores moradores do município poderão votar em até cinco candidatos, que é o número de vagas dos titulares no Conselho. No total, são 27 candidatos inscritos na eleição.

O tempo de mandato do conselheiro é de quatro anos e o salário mensal de R$ 3.422,86, pago pelo município. Uma das novidades deste ano é que a escolha dos futuros conselheiros será por urna eletrônica.

Poderão votar todos os cidadãos maiores de dezesseis anos, inscritos como eleitores no município de Campo Mourão, constante na lista cedida pelo Cartório Eleitoral.

LOCAIS DE VOTAÇÃO

A eleição estará acontecendo das 8h às 17h, nos seguintes locais: Escola Ethanil Bento de Assis (Jardim Santa Cruz); Escola Municipal Cidade Nova; Colégio Estadual Antonio Teodoro de Oliveira (Lar Paraná); Colégio Estadual Ivone Soares Castanharo (Tropical); Unespar/Fecilcam.

SERVIÇO DO CONSELHO

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Entre suas atribuições está atender e aconselhar os pais ou responsáveis; requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. Além disso, tem a função de informar ao Ministério Público fatos que constituam infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; encaminhar casos para a autoridade judiciária e assessorar o Poder Executivo municipal na elaboração de políticas públicas.

É um trabalho que envolve toda a rede de proteção a criança e ao adolescente e que exige dedicação exclusiva, pois os conselheiros trabalham em escalas de plantão, inclusive em fins de semana e feriados.

CONFIRA A LISTA E NÚMERO DOS CANDIDATOS