CM selecionada para festival mundial de divulgação científica

Divulgar a ciência e as pesquisas de maneira descontraída, divertida e acessível ao público é o objetivo do Pint of Science, evento que surgiu em Londres e ocorre simultaneamente em 21 países nos cinco continentes.  No evento global, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de maio, pesquisadores e cientistas de todo o mundo, incluindo Campo Mourão, vão falar de forma descontraída sobre os temas selecionados nos bares da cidade.

“Durante os bate-papos a população poderá conversar com os pesquisadores, entender o que é realizado e qual a importância desse tipo de pesquisa e seus impactos para o cidadão comum, que não está na universidade”, explica do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, que é um dos responsáveis pela organização do evento em Campo Mourão.

Segundo ele o objetivo é basicamente aproximar a universidade e seus pesquisadores da comunidade em geral, por isso não há inscrição nem necessidade de conhecimento prévio. Campo Mourão é a segunda menor cidade da região Sul do país a sediar o evento. São mais de 50 municípios brasileiros, todos maiores e reconhecidamente importantes na produção científica. “Estar ao lado de grande centros de pesquisa como São Paulo, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro dá grande destaque para a nossa cidade”, observa Azuma.