Campo Mourão intensifica ações para o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites
Em consonância com o dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, que é no dia 28 de julho, a Prefeitura de Campo Mourão através da Secretaria da Saúde estará intensificando as ações de informação e orientação sobre as hepatites. As atividades começam ainda nesta sexta-feira (27) com uma capacitação às equipes de saúde do município e seguem no sábado (28) com estande no Calçadão da Avenida Índio Bandeira para informação à população mourãoense.
“A hepatite é uma doença muito presente na nossa sociedade, mas as pessoas sabem pouco sobre ela e sua gravidade. Esta ação tem como objetivo principal informar e também tirar as dúvidas da população”, explica Ana Lucia Cardoso, enfermeira coordenadora da Coordenação de DST/AIDS, setor responsável pela testagem e acompanhamento dos portadores de hepatites em Campo Mourão. A hepatite é uma doença causada por um vírus que ataca o fígado e que pode provocar apenas sintomas clínicos, como febre, mal estar e dores musculares, mas que também pode desenvolver cirrose e até insuficiência hepática.
“As ações começam com a capacitação dos profissionais da saúde municipal. Eles serão orientados sobre a doença e vamos pedir para que eles nos encaminhem as pessoas para fazer o teste das hepatites que é gratuito e muito rápido”, disse a enfermeira. A capacitação será no auditório da Acicam das 8 horas às 16 horas. Já no sábado, o estande estará no centro da cidade durante a manhã informando as pessoas sobre as hepatites, tirando dúvidas e incentivando-as para que façam o teste.
O teste está disponível na Coordenação de DST/AIDS e é feito com uma gota de sangue da pessoa. Em menos de 20 minutos, as pessoas saberão se possuem hepatite B ou C, que são as mais graves. A Coordenação Municipal de DST/AIDS está localizada na Avenida Guilherme de Paula Xavier, número 1844. No local é possível fazer testes de hepatites, HIV e sífilis.