Árvore de Natal, de 14 metros, em instalação na praça São José

Equipes contratadas pela Associação Sou Arte (ASA) já trabalham na instalação de uma árvore de Natal, com 14 metros de altura, na praça da Catedral de São José, em Campo Mourão. Para maior segurança do público, a árvore tem estrutura metálica e a novidade é um túnel para a passagem dos visitantes, onde poderão fazer fotografias. Nos próximos dias a árvore começa a ser decorada.

Outras peças e equipamentos previstos no projeto de ambientação natalina do espaço onde serão concentradas as atividades culturais do projeto “Campo Mourão – Cidade Natal/2019” também já estão sendo instalados. Para a execução de instalação do Túnel de Luzes, o trecho da avenida Capitão Índio Bandeira, entre as ruas Brasil e Harrison José Borges, estará interditado a partir de segunda-feira (18/11) para o tráfego e estacionamento de veículos.

Várias outras árvores de Natal, de menor porte, serão instaladas no complexo formado pelas praças São José e Getúlio Vargas. Já as árvores estão recebendo cordões de luzes de led e outras peças de ornamentação. A ambientação do espaço inclui um espaço em que nevará em determinados horários e o presépio terá uma passarela suspensa para que os visitantes possam passar por dentro e se aproximar dos personagens No logradouro público serão montados vários espaços temáticos. Também será instalado um totem com o nome do projeto e no local será colocado um globo luminoso.

Superar o sucesso alcançado pelo projeto nos últimos dois anos e tornar o Natal de Campo Mourão como referência são algumas das metas estabelecidas. Pela primeira vez, a abertura da programação no dia 30 de novembro com a apresentação do espetáculo “Tempo de Natal” – que tem como ápice a chegada do Papai Noel – na praça São José não será no mesmo dia do primeiro cortejo pela avenida Irmãos Pereira.

A mudança atende pedidos da população, principalmente de famílias que nos anos anteriores levaram crianças para assistir as duas atividades. Em razão do grande número de alas e figurantes, o cortejo leva algum tempo e parte do público acabava não assistindo todo o desfile, pois se deslocava para a praça com a finalidade de assegurar um bom lugar para acompanhar o espetáculo. Os cortejos vão acontecer nos dias 7 e 21 de dezembro.

DESCENTRALIZAÇÃO

Também as praças Alvorada (jardim Lar Paraná) e do Japão (jardim Tropical) receberão ambientação natalina para a apresentação do espetáculo “Tempo de Natal”, nos dias 2 e 3 de dezembro, respectivamente. No dia 4 de dezembro, o espetáculo será apresentado na Praça das Torres (jardim Cidade Nova).

Uma vez mais, o projeto “Campo Mourão – Cidade Natal” foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo a Cultura (que sucedeu a Lei Rouanet), com a captação de recursos junto a empresas. A Associação Sou Arte é a executora do projeto, em parceria com o Município. Onze empresas já formalizaram apoio ao projeto: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Sanepar, Condor, Copel, Fertipar – Fertilizantes do Paraná, Paraná Supermercados, Super Muffato, Unimed Campo Mourão, A. J. Rorato, Seleta Ambiental e a Agência de Fomento do Paraná S.A.