Primeiros campeões do skate são conhecidos em CM

Os primeiros medalhistas foram conhecidos já no primeiro dia de disputas – Foto: João Passos/SEET-PR

Mais uma modalidade individual foi iniciada na Fase Final A da 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, e dessa vez com uma dose de radicalidade, marca do Skateboarding, ou simplesmente, do Skate.

O esporte radical, criado no estado americano da Califórnia tomou as pistas e ruas de todo o Paraná, e merecidamente conquistou seu espaço junto ao rol de modalidades oficiais dos JEPS. As disputas tiveram início nesta quinta-feira, e os skateboarders estarão em evidência até o último dia de competições em Campo Mourão, na estrutura montada no Centro da Juventude Itachir Tagliari, o CEJA.

Os primeiros medalhistas foram conhecidos já no primeiro dia de disputas, que reuniu 11 alunos-atletas de todo o Estado que se jogaram na mini-ramp construída especialmente para a competição. A estrutura é similar a um “half pipe”, com rampas em formato de curvas na vertical, mas em tamanho reduzido, a qual possibilita unir a radicalidade do skate “vertical”, com as clássicas manobras do “street-skate”, o estilo desenvolvido nas ruas das grandes cidades.

Após esbanjarem estilo na execução das manobras na mini-ramp, a grande dúvida que ficou no ar, era quem seria o grande campeão da primeira prova disputada nos Jogos Escolares em 2018. E somente após algumas horas de espera foi revelado o grande nome do dia, assim como os outros medalhistas, um segredo que ficou guardado para a hora da Cerimônia de Premiação.

As próximas disputas acontecem nesta sexta-feira com a prova do Game Of Skate – Foto: João Passos/SEET-PR

O campeão da categoria A foi o aluno Fabricio de Brando, do Colégio Estadual Nirlei Medeiros, de Curitiba. A medalha de prata foi para seu colega de escola, Gabriel da Costa de Camargo, mostrando a força do skateboarders do “Nirlei”. Já o bronze foi para a região noroeste do estado, com o aluno Luiz Augusto Rodrigues, do CE Rui Barbosa, de Jacarezinho.

O skate da cidade-sede do 17º Núcleo Regional de Educação do Paraná também foi representado na Classe B dos JEPS, para atletas de 12 a 14 anos. O skatista João Carlos Rodrigues Pinto, também do CE Rui Barbosa, foi o grande campeão em sua categoria, levando orgulho à Grace Mary da Silva, coordenadora de Educação Física do NRE de Jacarezinho, que vibrou com a medalha de ouro.

As próximas disputas acontecem nesta sexta-feira com a prova do Game Of Skate, um jogo de estratégia e precisão que promete empolgar skatistas e o público presente ao CEJA Itachir Tagliari. As competições terão início às 9h.