Fórum PraQuemPedala no domingo em Campo Mourão

O evento que faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito – Foto: Divulgação

Será realizado na manhã do domingo, 22, em Campo Mourão, na Pousada A Fazendinha, o 1º FórumPraQuemPedala, evento que faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito. O evento é promovido pelo DETRAN Paraná (Governo do Estado do Paraná) em parceria com o Grupo Ecobike Campo Mourão e Diretoria de Trânsito do Município de Campo Mourão.

Também são parceiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo Paraná), Secretaria da Saúde, Regional de Saúde e apoio da Pousada A Fazendinha e Sanepar, entre outros parceiros. O evento terá início às 8 horas, com término previsto para as 12h30.

O primeiro desafio deste evento é reunir toda a sociedade civil de interesse público, instituições governamentais e não governamentais de Campo Mourão e Região, para que seja discutida uma nova política de educação para melhorar a relação de convivência entre condutores e ciclistas, bem como a mobilidade urbana, qualidade de saúde e meio ambiente no que concerne o modal “ciclismo” e/ou ciclomobilidade.

Será o momento de apresentar para o público interessado no assunto diversas ações a serem implantadas, questões a serem solucionadas, melhorias que venham a beneficiar também os ciclistas, trazendo segurança e tranquilidade para que o ciclista possa praticar o seu esporte, em busca da qualidade de vida, atraindo cada vez mais pessoas para esta prática tão saudável. A implantação de fato do cicloturismo com amplitude a nível local e regional também estão na pauta, bem como a conscientização dos ciclistas.

“É importante ver um movimento como este crescer. Os grupos estão se formando, as necessidades do respeito ao ciclista no trânsito também. Sabemos que a ciclomobilidade também é importante, mas entendemos que deve haver uma relação harmoniosa entre os condutores e ciclistas, para que sejam evitados os acidentes. Entendemos que o ciclista é a parte mais frágil no trânsito, e para isto estão aí os órgãos competentes, como a PMPR, a própria Diretran, o Detran, a PRF, que são parceiros neste evento, para mediar esta questão. As ciclovias vem sendo implantadas em Campo Mourão, em alguns locais, e sabemos que há a necessidade de um número maior de ciclovias, o que pode acontecer mediante a vinda de recursos. Cremos que a colaboração dos praticantes também pode ser importante, por isto a realização deste evento, para que também possam ser ouvidos, formando um banco de ideias e futuramente, quem sabe, de várias ações consolidadas que possam aumentar e disseminar cada vez mais a presença das bicicletas em nossa cidade”, explica Paula Félix, da Diretran.