Atletas mourãoenses disputam Campeonato Paranaense de Futsal
O futsal masculino de Campo Mourão, representado novamente pela Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), vai para a disputa do Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Ouro 2015, que deverá ter seu início na segunda quinzena do próximo mês de março. E para isto, novamente contará com o aporte do município, por meio da Fundação de Esportes (Fecam), por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Além disso, a equipe ainda representará o município na Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) – Divisão A, que neste ano deverá acontecer em Francisco Beltrão.
“A administração municipal está colaborando com os pagamentos da comissão técnica, recursos para pagamentos de bolsa atletas, despesas totais de viagem – transporte, alimentação e taxas de arbitragem, além, evidentemente, da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte)”, destaca o Secretário Especial do Esporte do Município, Ricardo Arty Echelmeier. O Diretor Geral da Fecam, Itamar Agostinho Tagliari, lembra que Campo Mourão talvez seja o município no estado que mais destina recursos a esta modalidade, visando a participação de sua equipe de futsal masculino em competições, especialmente a Chave Ouro Paranaense.
Como forma de também buscar novos talentos para a modalidade, que este ano entrará no estadual com atletas pratas da casa, entre eles os sub-17, sub-20 e alguns atletas adultos que já defenderam a equipe mourãoense há alguns anos, o Município, por meio da Fecam, mantém um projeto, que hoje atende em torno de 1.000 crianças em diversos locais da cidade. “Esta iniciativa vem atender um propósito da administração municipal, que visa a formação de novos atletas para que estes possam representar o município em competições”, destaca Ricardo, que deixa claro ainda que toda esta preocupação com a participação dos atletas mourãoenses em competições estaduais se estende, também, evidentemente, a equipe adulta de futsal, que é uma das tradicionais do estado nesta modalidade.
O arbitral da competição ocorreu no final de semana em Guarapuava. Serão 15 equipes na disputa, e Campo Mourão será uma das três equipes a representar o noroeste paranaense na competição. As 15 equipes se enfrentarão na primeira fase, classificando-se as 12 melhores. Estas serão divididas em dois grupos de seis, onde disputarão, em turno e returno, uma das quatro vagas para a fase seguinte, que será em play-offs, nos cruzamentos olímpicos. Desta etapa para frente, passando pelas semifinais e chegando as finais, a disputa será em dois jogos, ou três, em caso de necessidade. Uma equipe apenas será rebaixada. Os jogos do time mourãoense serão disputados no Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná), considerada a “casa” do futsal mourãoense.
Os mourãoenses terão como adversários na competição o Cascavel Futsal, a ACF – Cascavel, o Foz Cataratas (Foz do Iguaçu), Copagril (Marechal Candido Rondon), Ampére Futsal, Marreco Futsal (Francisco Beltrão), Dois Vizinhos Futsal, Clevelândia, Umuarama, São Lucas (Paranavaí), Keima Futsal (Ponta Grossa), Caramuru (Castro), CAD Guarapuava e Assaí Futsal. Ainda nesta semana a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) estará divulgando a tabela de jogos da primeira fase.
