Projeto viva a leitura forma 52 contadores de histórias

A Fundação Cultural de Campo Mourão-Fundacam e a 11ª Regional de Cultura do Paraná entregaram dia 26 (sexta-feira) certificados aos 52 participantes das oficinas de Contação de Histórias dos cinco núcleos do Projeto Viva a Leitura. O evento aconteceu conjuntamente com o Fórum Intermunicipal sobre Planos Municipais de Livro e Leitura  que contou com mais de 150 pessoas. Durante o evento foram apresentadas 05 contações de histórias.

O Projeto Viva a Leitura é uma parceria do Município de Campo Mourão, através da FUNDACAM, com o Ministério da Cultura, conta ainda com o apoio da COMCAM e 11ª Regional de Cultura do Paraná e visa formar agentes multiplicadores para incentivarem o gosto pela leitura nos Municípios da COMCAM.

Com a entrega dos certificados aos oficinandos, o projeto Viva a Leitura entra em sua terceira etapa e já se encontra previsto para o mês de fevereiro de 2011 o início das itinerâncias pelos Municípios da Comcam. Ao todo serão 25 eventos que contarão com biblioteca itinerante, exposições literárias, de arte e artesanato, rodas de contações de histórias e atrações de palco, num verdadeiro intercâmbio entre as cidades que compõem a 11ª Regional de Cultura do Paraná.

O projeto prevê também a realização do Concurso Declare Amor ao seu Município, onde participarão alunos de 3º e 4ª séries, na modalidade Redação, concorrendo a premiação em dinheiro no valor global de R$15.000,00.

Para Maria Helena Signorelli, Coordenadora Geral de Economia do Livro da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, o projeto Viva a Leitura é uma inovação, em especial por congregar 25 diferentes cidades, além de ser uma iniciativa pioneira que servirá de modelo para o Brasil.