CARNEIRO AO VINHO: Prefeitura prevê ampliação da festa para o próximo ano
Após a 19ª Festa do Carneiro ao Vinho a prefeitura de Peabiru ainda colhe elogios. A programação que contou com shows, parque de diversões, praça de alimentação e almoço do prato típico reuniu aproximadamente 10 mil pessoas durante os três dias.
O prefeito, Claudinei Minchio, comemora o sucesso da festa argumentando que a resposta do público foi e ainda está positiva. “Tivemos uma festa tranquila, sem confusão e com uma segurança espetacular. As pessoas estão vindo abraçar a gente e agradecer pela festa. Isso para mim é motivo de orgulho e muita felicidade. Avalio como altamente positivo o resultado que nós obtivemos”, comenta.
Com base no público recebido, o prefeito aponta que já pensam em aumentar o espaço para a festa. “O povo está vindo prestigiar e nós, com certeza, para as próximas edições teremos um evento ainda maior. A região demonstra que gosta do nosso prato típico, com isso é necessário colocarmos um local maior ainda”, acrescenta Minchio.
Segundo o coordenador da festa e secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Anderson Douglas de Almeida, a organização focou em garantir a confiança do público. “Como o evento é tradição para Peabiru e região pensamos em uma programação para agradar todos, principalmente os peabiruenses”, expõe.
Incentivo – O prato típico que tem como principais o vinho e o carneiro também já abre a possibilidade de um novo projeto. O prefeito destaca que há o interesse em estimular os agricultores do município a produzirem os ingredientes para que, em breve, a iguaria seja totalmente de Peabiru.
Os carneiros utilizados para a festa deste ano, por exemplo, foram adquiridos de um peabiruense que faz a criação dos animais em Quedas do Iguaçu. “Se conseguirmos que ocorra a produção do vinho e dos carneiros podemos diversificar a produção agrícola. Isso pode dinamizar a economia e é uma alternativa a mais para o município”, pondera.
Diferencial – Vários foram os diferenciais nesta edição do Carneiro ao Vinho. O coordenador geral da Festa salienta que uma delas foi a infraestrutura montada pensando, sobretudo, na facilidade de mobilidade e circulação.
Além disso, destaca-se o fato de ser três dias de comemoração, bem como a eleição da 1ª Rainha da Festa, Aline Svaiger, coroada em concurso que contou com 20 candidatas do município. O vôo de helicóptero sobre o município foi mais um dos destaques e movimentou a programação.
Autoridades – O dia de maior circulação de autoridades foi no domingo, 18, quando serviram o Carneiro ao Vinho. Somente neste dia a estimativa foi de 4 mil participantes. Entre os deputados estiveram o Zeca Dirceu (federal), Douglas Fabrício e Marla Tureck (estaduais). Também prestigiaram o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, o presidente da Comcam e prefeito de Boa Esperança, Cláudio Gotardo; a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay; e os prefeitos de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis; de Goioerê, Beto Costa; de Juranda, Bento Batista; de Corumbataí do Sul, Carlos Caixão; vereadores municipais e da região.