Parceria emitiu 403 Carteiras de Trabalho em apenas 22 dias úteis

O serviço foi implantado através de parceria entre o Município e a Acicam com o objetivo de normalizar a expedição do documento na cidade – Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (3/7), o posto de emissão de Carteira de Trabalho instalado na Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) completou um mês de funcionamento. Nos 22 dias úteis entre 3 de junho – quando o serviços começou a ser prestado pela entidade empresarial – e 3 de julho foram emitidas 403 carteiras de trabalho, o que equivale a 18,3 por dia. Também foram entregues 155 carteiras de Trabalho no período.

O serviço foi implantado através de parceria entre o Município de Campo Mourão e a Acicam com o objetivo de normalizar a expedição do documento na cidade. O Ministério do Trabalho possui um posto de atendimento no Município, mas o funcionamento tem sido bastante inconstante. Quando o atendimento a população não é interrompido porque o único funcionário da unidade está de férias ou de licença, é a falta de material de expediente ou mesmo problemas no sistema de informática que inviabiliza a expedição do documento.

Para conseguir a Carteira de Trabalho, muitos mourãoenses estavam recorrendo aos postos de emissão do documento na Agência do Trabalhador de Peabiru ou de Araruna.   Chegou a ser denunciado que pessoas perderam vaga no mercado de trabalho em Campo Mourão em razão da falta do documento.

O número de Carteiras de Trabalho emitidas no primeiro mês de funcionamento do posto na Acicam evidencia a importância do serviço e o alcance da parceria firmada entre o Município e a Acicam, além demonstrar os transtornos que vinham sendo gerados pelo funcionamento irregular do posto que o Ministério do Trabalho mantém na cidade.

Agora, dois funcionários – um da Acicam e ouro cedido pela prefeitura – atendem a população no pavimento térreo do Centro Empresarial Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio dia e das 13h30min às 18 horas.