Auditor esclarece dúvidas sobre a Nota Fiscal Eletrônica para empresários de Campo Mourão

Nesta quarta-feira (4/8), das 19 às 22 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), será realizada uma palestra sobre a emissão de Nota Fiscal Eletrônica. A promoção é do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), em parceria com a Receita Estadual e o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam).

O objetivo é promover a capacitação profissional e empresarial, voltada ao aspecto legal, quanto à emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A Nota Fiscal eletrônica é de uso obrigatório para os ramos econômicos elencados nas Normas de Procedimento Fiscal 41/2009 e 95/2009 e contribui para a redução de custos, simplificação de obrigações acessórias, incentivo ao relacionamento eletrônico entre empresas (B2B) e redução da concorrência desleal.

O palestrante será Zaqueu Coelho Barbosa, que é auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná. As inscrições devem ser realizadas através do site http://www.crcpr.org.br/eventos/inscricoes.php?id=2226. Informações pelo telefone (44) 3523 7851 (com Gisele). Com taxa de inscrição, os participantes devem doar três quilos de alimentos não perecíveis. Os participantes receberão certificados online no dia seguinte ao evento.

Paraná
O estado do Paraná atingiu na primeira semana de maio último a marca de 70 milhões de Notas Fiscais eletrônicas, desde que foi implementado o sistema próprio da Secretaria da Fazenda do Paraná – SEFA/PR,em setembro de 2008. Apenas no último mês de abril foram 7,3 milhões de documentos eletrônicos emitidos pelos contribuintes paranaenses. Importante ressaltar que 98,2 por centodesse total de NF-e foram autorizadas em menos de quinze segundos.

No Brasil já foram autorizadas mais de 1,01 bilhões de NF-e, de acordo com o Portal nacional da NF-e. Dessa forma, o Paraná representa cerca de 7 por cento do volume total de NF-e autorizadas em todo o território nacional. O sistema autorizador da SEFA/PR é o quarto maior processador de NF-e do país, os outros três são os sistemas da SEFAZ/SP, da SEFAZ/RS e da SEFAZ/MG.