Acicam já emitiu mais de 100 carteiras de trabalho em 2020

Motorista de ônibus Leandro Rezende deu entrada na 2ª via da Carteira de Trabalho – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

Apenas na primeira quinzena de janeiro deste ano, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) já emitiu mais de 100 carteiras de trabalho. O serviço foi implantado em junho, por meio de parceria entre o Município de Campo Mourão e a Acicam.

O objetivo foi agilizar a expedição do documento na cidade, que até então estava “emperrado” junto ao Ministério do Trabalho, que possui um posto de atendimento no Município, mas que não tinha estrutura para atender a demanda.

“Mesmo não sendo responsabilidade da Associação Comercial, muito menos do município, mas percebendo essa necessidade de Campo Mourão, firmamos a parceria e deu certo. No ano passado já tivemos uma grande demanda e esse não está sendo diferente. As pessoas precisam do documento para trabalhar e o processo de entrega tem sido rápido, em torno de 15 dias”, afirma o presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva.

O motorista de ônibus Leandro Rezende, 30 anos, enfrentou a chuva no início da tarde desta quinta-feira, para requisitar a segunda via da Carteira de Trabalho. “Estou desempregado e preciso da carteira para voltar a trabalhar, pois a minha primeira já encheu”, diz. Ele espera receber o documento nos próximos dias para voltar ao mercado de trabalho. “Agora pelo que informaram está bem mais rápido. Quando fiz pela primeira vez foi muito demorado”, ressalta ele.

Carteiras prontas à espera do dono na Acicam – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

1.621

Apenas no segundo semestre de 2019, após a parceira entre a Acicam e o Município, foram emitidas 1.621 carteiras. Já nesses primeiros dias de 2020, o órgão deu entrada em 109 documentos.

Dois funcionários – um da Acicam e outro cedido pela prefeitura – atendem a população no pavimento térreo do Centro Empresarial Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 h ao meio dia e das 13h30 às 18 h.