Projeto do deputado Márcio Nunes transfere sede da Unespar para CM

O deputado Márcio Nunes propõe a mudança da sede, atualmente em Paranavaí para Campo Mourão – Foto: Divulgação

O deputado Márcio Nunes, líder da bancada do PSD na Assembleia Legislativa, apresentou o Projeto de Lei nº 551/2018, na sessão ordinária dessa terça-feira, dia 27/11, transferindo a sede da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, para o Município de Campo Mourão.

A universidade abrange uma área de 150 municípios, alcançando 4,5 milhões de pessoas. O quadro de servidores é composto por 1.077 pessoas que atendem mais de 12 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

A iniciativa parlamentar altera a redação da lei estadual nº 13.283, de 2001 que criou a Unespar, uma das sete universidades estaduais públicas do Paraná, que abrange os campi com sede nos Municípios de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória e a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar de Guatupê, unidade especial, vinculada academicamente à Unespar.

O deputado Márcio Nunes propõe a mudança da sede, atualmente em Paranavaí e o projeto ainda define que o Poder Executivo fica autorizado a proceder a adequação de cargos, alterações orçamentárias, disponibilização de servidores estaduais e adotar outras medidas necessárias à implementação da Sede da Unespar no Município de Campo Mourão.

Na justificativa do projeto de lei, o deputado Márcio Nunes, destacou que a UNESPAR oferta 66 cursos de graduação, bacharelados e licenciaturas, distribuídos em seus sete campi e em

15 centros de áreas. Possui quatro programas próprios de pós-graduação stricto sensu (Mestrado) aprovados pela Capes em funcionamento e mais seis em fase de implementação.

Oferta ainda 19 cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento. A Unespar satisfaz referenciais de qualidade para ensino, extensão e pesquisa em nível superior e tem como missão gerar e difundir conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e regional, destacou o deputado na proposição.

“A Sede da Unespar para Campo Mourão é uma demanda que conta com o apoio da comunidade acadêmica local e dos Poderes Públicos, dispostos a manter parcerias institucionais para manutenção, conforme cópia de expediente oficial subscrito pelo Sr. Prefeito que demonstra a potencialidade e a infra-estrutura ofertada para o integral atendimento desse objetivo”, concluiu a justificativa do projeto de lei do deputado Márcio Nunes.

Em correspondência recebida do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, o deputado recebeu uma exposição de motivos que respaldam a iniciativa e oferece apoio institucional da administração municipal, inclusive, relatando que em 2010 por meio de parcerias com agentes locais, houve a doação de uma área de terras para a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam, com 126.088,22m2 e foi construído o primeiro bloco do Campus com aproximadamente 1.300 m2 e está em fase de construção o novo bloco com recursos do Governo Federal.

No documento o Município de Campo Mourão também se compromete com a viabilização de recursos humanos e materiais e providências para o espaço físico para abrigar a sede da reitoria da Unespar.