UEPR e Núcleo de Educação realizam o pré-lançamento da revista Educação Básica

Nesta quarta-feira, 22, a Universidade Estadual do Paraná (UEPR/Campus Campo Mourão-Fecilcam) junto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) realizou o lançamento da revista Educação Básica, um periódico que reúne artigos científicos de estudantes do Ensino Médio.

A revista é o resultado das atividades desenvolvidas entre o NRE e a UEPR/Fecilcam com a Iniciação Científica Junior, pela qual os alunos e professores da Educação Básica executam pesquisas. Além dos artigos científicos a revista conta com entrevistas, resenhas e experiências pedagógicas na Rede Básica.

Para o diretor da UEPR/Fecilcam, professor Antonio Carlos Aleixo, a revista é uma conquista da região, um dos primeiros passos para transformar Campo Mourão e os municípios vizinhos em produtores de pesquisas. Também o diretor destacou a importância da Iniciação Científica Junior que leva ao desenvolvimento humano.

“A revista é um trabalho de equipe, de governo e sociendade”, ressaltou. Aleixo aproveitou o momento para lembrar das atividades que a UEPR/Fecilcam desenvolve com o NRE, como o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), os projetos do Universidade Sem Fronteiras e a Formação Continuada.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, professor João Luiz Conrado, disse que essa parceria entre a universidade e a Educação Básica é inédita. “O trabalho está muito bom. Temos professores inseridos em grupos de estudos da Fecilcam em Letras, Matemática, Pedagogia, com o intuito de aprender mais”. Para João Luiz, a revista é apenas o início de um trabalho que terá continuidade, com o propósito de manter os alunos estudando, buscando o Ensino Superior.

De acordo com o editor da revista Educação Básica, professor Edi Carlos da Silva, o periódico tem foco. “É uma revista da Educação Básica”, destacou. Segundo o professor, a revista tem um conteúdo único, visto que poucas são as ações voltadas à pesquisa na Rede Básica.