MEC autoriza abertura de 75 novas vagas para o curso de Medicina do Integrado

Com novas vagas, haverá uma ampliação no atendimento de saúde de toda a Comcam – Foto: Arquivo/Integrado

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR), conquistou mais 75 vagas para o curso de Medicina. A portaria do Ministério da Educação (MEC), assinada na quinta-feira (31) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (1º), aumenta o número de vagas de 50 para 125. Parte das vagas será destinada aos estudantes que realizaram o Vestibular de Medicina 2019/1 e a outra parte será ofertada em um novo Vestibular no meio do ano.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Marco Aurélio Marangoni, o resultado é uma conquista de toda a equipe. “;Nós já estávamos preparados para esse reconhecimento, devido ao trabalho que estamos desenvolvendo há anos. O trabalho vai de encontro a qualidade do médico que queremos formar, com valores humanos e com um olhar voltado às pessoas”, afirma Marangoni.

Outro ponto fundamental, destacado pelo coordenador é em relação no
atendimento da saúde na região. “Com esse aumento no número de vagas, o repasse que o Integrado faz para o município, para que os nossos acadêmicos possam utilizar hospitais públicos, vai praticamente triplicar. Com isso, haverá uma ampliação no atendimento de saúde não só de Campo Mourão, mas de toda a região da Comcam”, diz Marangoni.

Segundo a coordenadora da Comissão de Processos Seletivos do Centro Universitário Integrado, Luciana Pontes, o aumento no número de vagas representa uma grande conquista e é resultado da qualidade do curso. “Nós tivemos uma visita do MEC, para avaliar o trabalho desenvolvido pela Instituição e obtivemos um resposta bastante positiva. O resultado demonstrou a qualidade do curso, com um nível de excelência em infraestrutura, corpo docente e modelo pedagógico. Nós ficamos muito felizes, pois o curso, mesmo sendo novo, já é uma referência em qualidade e isso demonstra que estamos no caminho certo”, garante Luciana.

MEDICINA INTEGRADO
O curso de Medicina do Centro Universitário Integrado iniciou as atividades em fevereiro de 2018, com 50 acadêmicos na primeira turma. O curso possui uma metodologia diferenciada, alinhada às melhores Faculdades de Medicina do mundo.

Recentemente, o curso garantiu uma importante conquista: a estruturação e implantação das atividades educacionais de atendimento ambulatorial e do Internato do curso de Medicina são acompanhados e
aprimorados através de projeto aprovado junto à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A parceria foi possível após a submissão de um projeto de inovação em educação médica que foi selecionado pela instituição norte-americana em uma seletiva internacional, em que concorreram projetos do mundo todo.

Outro grande diferencial da formação profissional dos médicos no Integrado é a Simulação Médica Realística. A estrutura de ponta conta com o Hospital Simulado, que promove o aprendizado de procedimentos médicos em cenários realísticos, criados com a ajuda de simuladores de alta fidelidade. O estudante consegue testar os conhecimentos e habilidades sem colocar em risco a vida de pacientes reais.