Cursos de Licenciatura do Integrado são destaques em avaliação do MEC

Os cursos tiveram uma colocação superior a mais de 60% dos cursos de Licenciatura do país – Foto: Arquivo Integrado

Os cursos de Licenciatura do Centro Universitário Integrado garantiram um importante reconhecimento em uma avaliação do Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Licenciatura: Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia conquistaram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4, que é considerado de excelência. O reconhecimento coloca os cursos entre os melhores do país, com colocação superior a mais de 60% dos cursos de Licenciatura do país.

O resultado do CPC foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018. Os dados, que foram analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), são referentes a 2017.

O Preliminar de Curso (CPC) analisou 10.210 cursos de graduação em todo o país. Os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5. O CPC é o indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como o Indicador de Diferença entre os Desempenhos (IDD) – uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, o perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos alunos participantes do Enade.

Os cursos de Licenciatura receberam a nota 4, que representa um conceito de excelência. Cada um dos cursos têm o CPC calculado a cada três anos. De acordo com a pró-reitora Acadêmica do Centro Universitário Integrado, Simone Colli, o que motivou o bom desempenho da Instituição foi o comprometimento permanente com a qualidade educacional. “A busca pela qualidade se reflete na gestão e na infraestrutura institucional, na adequação dos cursos de Licenciatura às novas perspectivas para a formação de professores para a Educação Básica do país, na capacitação e titulação dos docentes e também no desempenho dos acadêmicos no Enade”, garante Simone.

IDD

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos (IDD) é o responsável por mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enem, quando ingressaram na Instituição e no Enade quando concluíram os seus cursos.

Os IDDs dos cursos de Licenciatura do Centro Universitário Integrado foram mais expressivos do que os observados em muitas instituições federais e estaduais do país. O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Integrado, por exemplo, obteve um IDD de 3,4749 (em uma escala de 1 a 5) atingindo a segunda maior colocação entre as Instituições privadas do Paraná.