A espiritualidade nas empresas: um novo olhar nas organizações

A espiritualidade não foi relacionada à religião por nenhum dos entrevistados na pesquisa – Imagem: Revista Científica Integrado

Espiritualidade no ambiente empresarial combina? Normalmente, a primeira resposta seria não, mas, em alguns casos, questões ligadas à fé já estão sendo utilizadas como ferramentas de gestão. O ambiente de trabalho é considerado, de maneira geral, muito racional e mais fechado, principalmente em grandes empresas. No entanto, alternativas que melhorem o dia a dia no trabalho podem trazer vantagens competitivas e melhorar a convivência entre colaboradores.

É o que diz uma pesquisa publicada na 1ª edição de 2019 da Revista Perspectivas Contemporâneas, do Centro Universitário Integrado. O artigo, denominado “Espiritualidade nas Organizações, Dificuldades e Oportunidades, dos autores João Theobaldo Arrosi Schreiner, Roberto Birch Gonçalves e Leonardo Roth, da Universidade de Caxias do Sul, demonstram que a espiritualidade nas organizações tem sido considerada como uma nova ferramenta de gestão, principalmente para dar um sentido às empresas, além do lucro.

O estudo foi realizado com gestores e/ou diretores de seis empresas da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, de diversos setores. Os pesquisadores descobriram que as principais características da espiritualidade nas organizações são: a fé; os valores éticos e morais; a criatividade e produtividade; a alegria no trabalho; e a vida interior. Um ponto importante é que, a espiritualidade não foi relacionada à religião por nenhum dos entrevistados.

De acordo com os estudos, os autores afirmam que a espiritualidade, quando bem desenvolvida nas empresas, pode promover melhor engajamento dos colaboradores e desempenho organizacional. Assim, a espiritualidade pode ser considerada mais uma ferramenta gerencial para melhorar a vida das empresas e de seus funcionários.

A pesquisa pode ser consultada na íntegra, no site: grupointegrado.br. A revista Perspectivas Contemporâneas é editada pelo Centro Universitário Integrado. É um periódico científico da área de Ciências Sociais Aplicadas, com periodicidade quadrimestral, publicada desde 2006. Possui Qualis-Capes B1 e importantes indexadores. Além da revista Perspectivas Contemporâneas, o Integrado publica outros dois periódicos científicos: Campo Digital, da área de Ciências Exatas e da Terra e SaBios-Revista de Saúde e Biologia, com caráter multidisciplinar.

Segundo a supervisora de pesquisa do Integrado, Francielle Baptista, todas as revistas são on-line para permitir maior agilidade na edição, distribuição e publicação dos artigos. “Além disso, as revistas possuem acesso gratuito, contribuindo para a geração de um maior intercâmbio global de conhecimento”, afirma Francielle. Acesse as revistas do Centro Universitário Integrado no site: grupointegrado.br.